SãO PAULO (SP) — A descoberta da fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem gerado muita apreensão entre os aposentados e pensionistas. Isso porque o crime ocorreu por meio de descontos irregulares nos pagamentos realizados aos segurados do órgão federal. No entanto, o Governo Lula já garantiu o ressarcimento dos valores.
Inicialmente, foi confirmada a devolução dos valores descontados de forma irregular durante o mês de abril. Esse total deverá ser devolvido por meio da conta do benefício, durante o pagamento de maio.
No entanto, de acordo com a Polícia Federal, os descontos estão sendo realizados de forma irregular desde 2009. Dessa forma, a devolução precisará ser bem maior.
Recentemente, de acordo com o portal de notícias CNN Brasil, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, se pronunciou sobre o caso.
Entenda como será o ressarcimento dos valores descontados de forma indevida do INSS:
- Segundo o novo presidente do INSS, o pagamento será realizado por meio da conta do benefício;
- Dessa forma, foi descartada a possibilidade de pagamento via Pix ou depósito em conta;
- Ainda não existe prazo para que esse pagamento seja realizado de fato, pois um esquema está sendo montado para garantir a devolução dos valores;
- A previsão é que os detalhes sejam revelados em breve, ainda neste mês, pelo governo Lula;
- O total a ser liberado irá variar de acordo com cada aposentado e pensionista, pois será devolvido o valor descontado de forma indevida;
- Atualmente, é possível conferir esse total por meio dos extratos de pagamento, que são liberados pelo INSS.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o documento está disponível para ser acessado por meio do portal Meu INSS.
Para tal, o cidadão deverá entrar na plataforma utilizando CPF e senha cadastrados e buscar pelo seu extrato de pagamentos.
Lá, ele irá encontrar os detalhes de todos os pagamentos realizados pelo INSS. Caso tenha sofrido com algum tipo de desconto, ele estará informado no extrato.