Economize agora: proteína caseira fácil e eficaz pra nenhum personal trainer botar defeito

Está pensando em economizar e manter o shape? Fazer a sua proteína em casa é mais fácil do que parece. Veja como fazer a sua proteína caseira. 

Economize agora: proteína caseira fácil e eficaz pra nenhum personal trainer botar defeito
Imagem: Freepik

 

Segundo o portal Eating Well (comendo bem, no português), além de fugir dos açúcares e adoçantes artificiais comuns nos produtos industrializados, o pó caseiro é versátil, sustentável e usa ingredientes que provavelmente você já tem na despensa. 

E também evita o desperdício de investir em potes grandes e caros de suplementos que podem não agradar ao paladar.

Como fazer minha proteína caseira fácil e eficaz? 

Fazer seu próprio pó de proteína em casa é mais simples do que parece. A receita combina três sementes ricas em nutrientes: 

  • chia;

  • cânhamo;

  • e pepitas (sementes de abóbora), oferecendo uma alternativa vegetal, acessível e sem aditivos aos pós industrializados. 

A mistura pode ser adicionada a vitaminas, mingaus, pudins, ou usada em receitas como muffins e pães rápidos, tornando a alimentação mais equilibrada e funcional.

Uma porção deste pó fornece cerca de 7g de proteína, similar ao que se encontra em um ovo ou porção média de feijão. 

Embora tenha menos proteína que os suplementos comuns (20-25g), a combinação com fibras e gorduras boas proporciona saciedade duradoura e estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

Quais são os benefícios nutricionais da proteína caseira?

As sementes de cânhamo são fonte completa de proteína vegetal, contendo todos os nove aminoácidos essenciais. Também ajudam na recuperação muscular e combate à inflamação graças aos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

As sementes de chia são ricas em fibras, antioxidantes, cálcio, ferro e ômega-3. Favorecem a digestão e o equilíbrio intestinal, além de fornecerem proteína de qualidade.

As pepitas oferecem cerca de 8g de proteína por porção de 28g, além de serem ricas em ferro, essencial para produção de energia e imunidade.

Como fazer a proteína caseira?

  • Bata ¼ de xícara de sementes de chia;

  • ¼ de xícara de sementes de cânhamo;

  • ¼ de xícara de pepitas em um moedor de especiarias até obter um pó fino;

  • Repita o processo com as sementes restantes e misture tudo. Armazene em pote fechado na geladeira por até um mês.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).