SãO PAULO (SP) — Celebrado neste domingo, o Dia das Mães é aguardado pelos brasileiros em todo o país. No entanto, a comemoração da data também tem atraído vários golpistas, que começaram a aplicar novos golpes neste Dia das Mães.

As fraudes estão relacionadas as compras online, que costumam aumentar durante a data. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 59% dos brasileiros pretendem realizar alguma compra nesse período.
De acordo com a Agência Brasil, o alto número atrai a atenção dos criminosos, que começaram a aplicar vários golpes online nos consumidores neste Dia das Mães.
Confira os golpes mais comuns durante o Dia das Mães:
- Entre as fraudes aplicadas, a mais comum é a do site falso;
Nela, o consumidor é induzido a realizar uma compra que parece estar sendo feita no site de confiança; - No entanto, ao finalizar o pedido, ele, na verdade, estará transferindo o dinheiro do pagamento por meio do cartão de crédito para o golpista;
- Por isso, é essencial que o consumidor fique atento a alguns detalhes que podem indicar que o site, na verdade, é fraudulento;
- Um deles é o certificado de segurança, que costuma aparecer na barra onde o endereço do site é digitado;
- Caso o cadeado verde não esteja aparente, o consumidor já deverá desconfiar.
- Além disso, é preciso que ele também observe se o endereço está digitado da forma correta, pois muitos golpistas utilizam sites com nomes parecidos com os de sites confiáveis, trocando apenas uma letra para induzir o consumidor ao erro;
- Por fim, ele deverá checar o CNPJ, que deverá ser informado na parte inferior do site.
- Outro golpe comum é o do brinde ou presente falso;
- Nele, o consumidor é informado sobre a liberação de um item de forma gratuita;
- No entanto, para receber o pedido, é preciso que ele realize o pagamento do frete;
- Essa tática costuma ser usada por golpistas para receber o dinheiro sem que o produto seja de fato entregue.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, caso seja vítima de algum golpe, a recomendação é que o consumidor procure a delegacia para informar sobre a fraude.
Em seguida, caso tenha realizado o pagamento ou transferência, ele também deverá procurar o banco e informar sobre a situação para tentar reaver o dinheiro.