SãO PAULO (SP) — Porta de entrada para uma série de benefícios sociais, o CadÚnico disponibiliza pagamentos mensais para os inscritos em algum programa social. Recentemente, uma importante etapa para quem deseja garantir um benefício de R$ 200 foi disponibilizada.
Se trata do período de inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2026 que foi anunciado nesta semana pelo MEC (Ministério da Educação).
Como a realização do exame dá aos inscritos no Pé-de-Meia o direito a um benefício de R$ 200, os alunos devem permanecer atentos aos prazos.
Confira o cronograma do ENEM 2026:
- Neste ano o período de inscrições será iniciado no dia 26 de maio e seguirá disponível até o dia 06 de junho;
- De acordo com o calendário oficial do Governo Federal, as provas deverão ser aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro;
- Vale lembrar que os estudantes que fazem parte do Pé-de-Meia e pediram a isenção da taxa de inscrição não precisarão arcar com o pagamento do ENEM 2026;
- Neste ano o benefício também foi liberado para outros estudantes com baixa renda que fazem parte do CadÚnico;
- Além deles, também foram contemplados os alunos que já concluíram o ensino médio mas estudaram em escola pública ou receberam bolsa integral, por exemplo.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o ENEM deste ano também será aplicado em dois domingos. A mudança foi realizada por conta do alto número de questões, considerado elevado para aplicação em apenas um final de semana.
Atualmente o ENEM é o responsável por avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio.
Além disso, o estudante que consegue obter bons resultados na prova pode tentar vagas em universidades públicas ou privadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Por fim, também é possível disputar por bolsas de até 100% no programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).