SãO PAULO (SP) — Um levantamento divulgado nesta semana pelo Sebrae apontou uma mudança no comportamento do consumidor para a compra de Dia das Mães em 2026. Isso porque muitos dos brasileiros deverão abrir mão das compras presenciais neste ano.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, com o avanço da tecnologia e das opções de compras disponíveis, muitos brasileiros deverão adotar as compras online em 2026.
A tendência foi revelada pelo Sebrae que apontou que 37% dos brasileiros deverão realizar as compras de forma virtual neste ano para presentear as mães.
Além disso, de acordo com a Agência Brasil, a pesquisa apontou outras tendências neste ano para a compra do Dia das Mães.
Confira como deverão ser as compras para o Dia das Mães em 2026:
- De acordo com o levantamento, a tendência é de que o consumidor gaste cerca de R$ 298,20 com o presente do Dia das Mães;
- Entre os presentes escolhidos, o destaque fica por conta dos cosméticos e produtos de vestuário, apontados como compras por 47% e 41% dos entrevistados, respectivamente;
- Além desses itens, os chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%) também deverão chegar até diversas mães neste final de semana;
- Para este ano, a maioria dos consumidores, cerca de 59%, pretende gastar mais do que gastou no ano passado;
- Já outros 24% pretendem manter o mesmo nível de gasto.
“Uma boa notícia para os pequenos negócios é o fato de 59% dos consumidores estarem dispostos a desembolsar mais este ano no Dia das Mães do que na mesma data do ano passado, bem como o aumento real de 3,5% dos gastos em igual comparação. Isso é um sinal de que a economia está aquecida, apesar de a inflação, principalmente de itens alimentícios, ter pressionado o poder de compra da população nos últimos tempos”, afirmou a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, Carolina Fabris Ferreira.