Nem sanduíche de presunto escapa: nova lei que proíbe propaganda de comida choca o país inteiro

Já imaginou não poder ver propagandas de alimentos? Na Austrália, a partir de 1º de julho, uma nova política de saúde pública entrará em vigor e proibirá a exibição de anúncios de alimentos não saudáveis nos ônibus, trens e bondes da cidade de Adelaide. 

Nem sanduíche de presunto escapa: nova lei que proíbe propaganda de comida choca o país inteiro
Imagem: Freepik 

 

Segundo o principal portal de notícias da Austrália, a medida tem como objetivo reduzir a obesidade infantil e adulta, que afeta cerca de 63% dos adultos e 35% das crianças na região.

Quais produtos não poderão aparecer em propaganda na Austrália? 

Entre os produtos que não poderão mais aparecer nas propagandas estão:

  • refrigerantes;

  • doces;

  • chocolates;

  • sorvetes;

  • salgadinhos;

  • e até carnes processadas, como o presunto. 

Isso significa que até mesmo um sanduíche de presunto deve ficar de fora dos anúncios.

A política tem o objetivo de proteger principalmente as crianças, que são frequentemente expostas a esse tipo de publicidade. De acordo com o Ministro da Saúde, Chris Picton, essa é uma “medida de bom senso” baseada em estudos que mostram os efeitos negativos da publicidade de junk food na alimentação infantil.

Apesar disso, a Associação Australiana de Anunciantes Nacionais (AANA) se posicionou contra a nova regra. Já as organizações de saúde, como a Preventative Health SA e o Cancer Council, apoiam totalmente a nova política. 

No entanto, a regra permite imagens genéricas e sem marca de alimentos, desde que não sejam o foco principal do anúncio. Ou seja, tábuas de frios ou bolos podem aparecer em segundo plano, desde que não sejam destacadas.

Como funciona a propaganda de alimentos no Brasil?

No Brasil, a regulação da publicidade de alimentos tem como objetivo equilibrar o direito à informação com a proteção do consumidor, especialmente crianças e adolescentes, contra práticas publicitárias abusivas.

Diante do aumento dos casos de sobrepeso e obesidade em todas as idades e classes sociais, a regulação da publicidade é vista como uma medida essencial para promover a saúde pública e garantir o direito à alimentação adequada.

O controle está previsto em políticas como o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (2011-2022) e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. As informações são do Governo Federal.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).