Fraude no INSS: veja como saber se você foi afetado e o que fazer para ser ressarcido

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Governo Federal vai iniciar a devolução dos valores descontados indevidamente na fraude no INSS. O ressarcimento começa em breve e deve beneficiar milhares de segurados em todo o país. Enquanto isso outros 27 milhões já estão informados que não possuem descontos associativos.

Fraude no INSS: veja como saber se você foi afetado e o que fazer para ser ressarcido
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Enquanto trabalha para desvendar totalmente a fraude no INSS, o Governo Federal também vai fazer o ressarcimento (devolução) dos valores. O serviço para pedir o reembolso vai estar disponível a partir da próxima semana. Mas, antes disso você precisa descobrir se teve algum valor descontado irregularmente.

O anúncio do ressarcimento foi feito durante coletiva de imprensa, que contou com a participação do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, de representantes da AGU (Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e do Ministério da Previdência Social.

Como descobrir se fui vítima da fraude no INSS?

Na próxima segunda-feira, 13, o Instituto Nacional do Seguro Social vai começar a notificar os segurados que tiveram mensalidades associativas descontadas de seus benefícios. As notificações serão feitas através do Meu INSS.

Porém, se você quer se antecipar e já descobrir, pode acessar o extrato do benefício e conferir a movimentação do seu benefício, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
  • Informar seu CPF e senha
  • Clicar no campo “Do que você precisa?”
  • Escrever “Extrato de Pagamento”
  • Selecionar o serviço e baixar o documento”

Além disso, o INSS anunciou que deu início na última quinta-feira, 08/05, à notificação de 27 milhões de segurados que não possuem e nunca possuíram qualquer desconto associativo em folha.

É verdade que o INSS está devolvendo dinheiro?

O INSS deve abrir o prazo para comprovação da fraude antes de iniciar a devolução dos valores. Porém, sim, o Instituto Nacional do Seguro Social vai devolver o dinheiro retirado indevidamente de seus segurados.

De acordo com o órgão, a partir da próxima quarta-feira, 14, quem teve desconto deve informar se ele foi autorizado ou não. Mas, atenção, a notificação será feita exclusivamente pelo Meu INSS.

“Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular! Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h”, informou o INSS.

Por outro lado, a Central 135 ficará disponível para os segurados tirarem dúvidas, para isso a autarquia vai reforçar o atendimento.

O INSS alerta a população de que os descontos estão sendo usados em novo golpe, os criminosos criaram sites falsos que oferecem a devolução. Tenha cuidado, apenas os canais oficiais serão usados para a solicitação de ressarcimento.

“O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS”, destacou o presidente do Instituto.

Quando o sistema de solicitação de devolução estiver disponível o INSS deve divulgar um passo a passo para você pedir o seu dinheiro de volta. Nesse caso, o próprio sistema vai gerar uma cobrança automática para a entidade que terá 15 dias para comprar a regularidade do desconto.

Caso não consiga comprovar terá que devolver o valor descontado diretamente na conta bancária do segurado.

De acordo com Laura Alvarenga, especialista do FDR, os descontos indevidos comprometem a sobrevivência dos idosos mais vulneráveis

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.