Trem ultrarrápido em São Paulo vai ligar estados em tempo recorde e mudar o transporte no Brasil

O projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste pretende revolucionar o transporte ferroviário, trazendo um trem ultrarrápido em São Paulo. O destino é até Sorocaba, com início das obras previsto para os próximos meses.
 
Após a instalação, os passageiros poderão fazer o trajeto em cerca de 60 minutos.
 
Entretanto, ainda falta definir a concessionária que vai cuidar do projeto. Isso será definido em um leilão, em 2025, com assinatura do contrato prevista para 2026.
Foto mostra um Trem ultrarrápido em São Paulo
Trem ultrarrápido em São Paulo vai ligar estados em tempo recorde e mudar o transporte no Brasil ─ Imagem: Geração/FDR

Com esta nova opção de transporte, o Governo de São Paulo, têm como meta aliviar o trânsito nas estradas e oferecer uma solução sustentável e rápida deslocamento.

A viagem promete ser mais ágil, principalmente, em comparação ao mesmo percurso, feito de carro entre as cidades. Neste caso, o deslocamento hoje pode levar mais de 110 minutos.


Nova integração e impactos na economia

Com um investimento de aproximadamente R$ 10 bilhões, o TIC Eixo Oeste visa, sobretudo, modernizar a infraestrutura ferroviária. Ao todo, a linha terá 100 quilômetros de extensão. E terá duas opções de operação:

  • Parador;
  • Expresso.

A implementação incluirá a construção de estações renovadas e a aquisição de uma frota moderna. Além disso, o projeto prevê integrações futuras com outras linhas metropolitanas para aumentar a conectividade.

Segundo estimativas, a nova linha tem o potencial de beneficiar aproximadamente 50 mil passageiros por dia, enquanto alivia também o tráfego nas rodovias.

O modelo de parceria público-privada é uma estratégia para atrair investimentos privados.

Essa abordagem pretende viabilizar a criação de um transporte público eficiente, além de promover o desenvolvimento econômico nas regiões atendidas.


Um projeto promissor para a mobilidade

O planejamento do trem ultrarrápido em São Paulo vai além do trajeto São Paulo e Sorocaba, uma vez que, abrange outras rotas, como o TIC Campinas ─ TIC Eixo Norte.

Esse projeto, portanto, é parte de uma visão mais ampla de expansão ferroviária estatal.

A consulta pública do projeto está aberta até junho de 2025. Após esse período, o governo definirá o plano de concessão e fará o leilão.

Uma vez concluída, a implementação do trem ultrarrápido em São Paulo iniciará um novo capítulo na mobilidade urbana da região.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.