VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Copom elevou a Taxa Selic ao maior patamar dos últimos 20 anos. É justamente esse o índice de juros praticado no Brasil. Sendo assim, o bolso dos brasileiros deve sentir o impacto em breve. Entenda melhor como esse aumento vai te afetar.
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Na última quarta-feira, 07/05, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Taxa Selic. Esse é o maior patamar desde 2006, quando a taxa básica de juros era de 15,25% ao ano. A decisão de aumentar a taxa foi unânime entre todos os participantes da reunião.
Aumento na Taxa Selic
Com a decisão da Taxa Selic passa de 14,25% para 14,75%, ou seja, um aumento de 0,5 ponto percentual. De acordo com o Copom, o aumento foi justificado pelas incertezas na economia dos Estados Unidos, principalmente por causa da guerra comercial que o presidente Donald Trump deu início neste ano.
Justamente esse cenário tem pressionado a economia brasileira e levado à alta dos juros. Além disso, a política fiscal brasileira também influenciou nesse aumento.
“O ambiente externo mostra-se adverso e particularmente incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de sua política comercial e de seus efeitos. A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária”, justificou o Copom.
O Comitê também afirmou que na próxima reunião o cenário deve demandar “cautela adicional”.
Como a Taxa Selic afeta os brasileiros?
É justamente a Taxa Selic que define os juros que serão cobrados no país, portanto, influencia em:
- Taxas de empréstimos e financiamentos
- Rentabilidade de investimentos
- Atividade econômica
- Atração de investimentos estrangeiros