Sonho de milhares de brasileiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória para todos os motoristas do país. Pensando em facilitar o acesso dos brasileiros, o governo de Rondônia junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) abrirão vagas, em 30 de maio, para o programa “CNH da Oportunidade”, o CNH Social.
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
A CNH Social é um programa que tem o objetivo de encorajar cidadãos de baixa renda a tirarem a carteira de motorista. Através da iniciativa, é possível tirar de graça a primeira habilitação. A medida não é para todos e nem para todos os estados do país. Nesse caso específico, é apenas para os moradores de Rondônia.
Segundo o Governo de Rondônia, o objetivo do programa é oferecer gratuidade total na primeira habilitação (categorias A, B e AB). O programa tem uma cobertura completa com aulas teóricas e práticas, exames médicos, psicológicos e de direção.
Como garantir a CNH gratuita?
Para garantir a CNH gratuita é preciso cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos pelo governo de Rondônia. Veja quais são:
-
Idade mínima: 18 anos completos na data da inscrição;
-
Residência: residir em Rondônia há pelo menos 2 anos;
-
Renda familiar: até 2 salários mínimos mensais ou renda per capita de até meio salário mínimo;
-
Estar inscrito no CadÚnico;
-
Programas sociais: preferência para participantes do Bolsa Família, Projovem, entre outros.
As inscrições devem ser realizadas online pelo site do Detran-RO a partir do dia 30 de maio.
Serão 1.500 vagas ofertadas em todo o estado. A distribuição é proporcional ao número de habitantes de cada município com cotas específicas para pessoas com deficiência.
O valor investido pelo governo estadual é de R$ 5,5 milhões.
Nova regra para idosos na CNH já está valendo e muita gente vai ter que se adaptar
E por falar em CNH, segundo a especialista Laura Alvarnega, a regra para idosos na CNH sofreu mudanças importantes que afetam diretamente condutores com idade avançada. A medida foi aplicada após revisões no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com foco na segurança nas vias. A atualização das normas redefine os prazos para renovação, exigindo atenção redobrada dos motoristas a partir dos 70 anos. Além disso, há impacto nos custos e exigências médicas.