Tesouro escondido: exploradores entram em choque com achado em montanhas; saiba o que eles viram por lá

Durante uma caminhada nas montanhas de Podkrkonoší, na República Tcheca, dois exploradores encontraram um tesouro escondido com 598 moedas de ouro. Além disso, haviam outros objetos em ouro.

A maioria das moedas data das décadas de 1808 a 1915. Elas, sobretudo, são de origem do Império Austro-Húngaro, mais especificamente do período de reinado de Francisco José I.

Um dos pontos intrigantes, aliás, é que os exploradores encontraram o tesouro escondido em uma lata de alumínio. Estimativas sugerem que o valor de mercado do tesouro seja de aproximadamente 340 mil dólares, quase R$ 2 milhões.

Exploradores assustados após ver Tesouro escondido em uma montanha
Tesouro escondido: exploradores entram em choque com achado em montanhas; saiba o que eles viram por lá ─ Imagem: Geração/FDR

O que encontraram no tesouro escondido?

Depois que encontraram os itens, eles foram rapidamente entregues ao cuidado do Museu Central Oriental. Lá, estão sob a supervisão de Miroslav Novak, principal arqueólogo do museu.

Com o tesouro em mãos, ele iniciou uma investigação para determinar sua origem e a história por trás daquele achado.

No entanto, diversidade dos objetos descobertos levanta questões sobre seu uso,  a época em que foram enterrados e claro, como foram parar lá.

Alguns especialistas sugerem que esconderam o tesouro como uma forma de proteção durante períodos de conflito. Entre as moedas, haviam registros de diferentes países, como Bélgica, França Turquia, e Itália.

Isso evidencia os diferentes momentos em que elas circularam no mundo. Já entre os itens, os exploradores encontraram os seguintes objetos, que são de ouro:

  • 16 Máquinas de tabaco;
  • 10 pulseiras;
  • Um saco de malha;
  • Um pente;
  • Uma corrente.
  • Um pó compacto.

Algumas especulações por trás do mistério

A localização do tesouro escondido é próxima à fronteira com a Polônia, levantando questões sobre seu contexto histórico. A proximidade, contudo, sugere que pode ter sido deixado lá durante a Segunda Guerra Mundial.

Até o momento, entretanto, os especialistas não chegaram a um acordo sobre quem enterrou o tesouro ou as razões exatas para isso.

Apesar de algumas teorias iniciais, nenhuma evidência clara surgiu para apoiar essas primeiras conclusões.

E o que vem agora?

O Museu Central Oriental está investigando sobre esta descoberta, buscando pistas sobre o misterioso passado dessas moedas e artefatos.

A pesquisa contínua dos achados promete oferecer novos detalhes sobre eventos históricos significativos na Europa do século XX.

Este tesouro escondido, sem dúvida, vai deixar dúvidas, mas também permanece sob análise. Em breve, é possível que haja uma exposição planejada para compartilhar esta fascinante parte da história europeia.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.