Dia das Mães é usado em golpes; descubra como se proteger

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Apesar de a data ser bastante importante, por reconhecer uma das figuras mais significativas das famílias, o Dia das Mães é usado em golpes. Os criminosos aproveitam o alto fluxo de compras para fazerem vítimas principalmente pela internet. Descubra quais os principais golpes e proteja-se.

Dia das Mães é usado em golpes; descubra como se proteger
Imagem: FDR

O aumento das compras virtuais é um prato cheio para os criminosos, justamente por isso o Dia das Mães é usado em golpes. A data está entre as que mais movimentam o comércio em todo o país. Portanto, se você ainda não comprou o presente da sua mãe, fique atento para não se tornar mais uma vítima.

Diante disso, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) criou a campanha Tem Cara de Golpe, para alertar a população sobre as principais práticas criminosas nas compras virtuais.

Principais golpes nas compras virtuais do Dia das Mães

Conhecendo os golpes você tem mais chances de se proteger e, quem sabe, não se tornar uma vítima. O FDR apresenta o alerta da ABBC para você ir às compras mais tranquilo.

Entrega de brindes ou presentes com maquininha manipulada

Quem não quer receber um brinde ou presente? É justamente porque a resposta à essa pergunta gera expectativa que você precisa ficar alerta. Os golpistas chegam às residências com supostos presentes, mas exigem o pagamento de uma taxa.

Supostamente o valor cobriria os custos com a entrega do item, porém, é ai que mora o perigo. A maquininha usada está adulterada, com o visor quebrado ou pouco visível. Assim o cidadão não consegue ver o valor real da transação.

O golpe ainda tem uma variação é o golpe da selfie, onde os criminosos solicitam uma foto do cidadão para, supostamente, comprovar o recebimento do brinde. Porém, essa foto acaba sendo usada para acesso às contas bancárias, transações ou aberturas de contas fraudulentas.

Golpe com mensagens de texto falsas (SMS)

É comum que as empresas enviem SMS para seus clientes com ofertas e promoções. Porém, algumas mensagens são golpes disfarçados; geralmente elas apresentam uma noção de urgência. Por exemplo: compra não reconhecida, acesse o link, desbloqueie o seu cartão.

Clicando no link você é redirecionado para uma página muito parecida à oficial e então o golpe começa. Os criminosos pedem que você preencha um formulário com informações importantes, e pronto, seus dados estão nas mãos de quem não deveria.

Se tiver dúvidas sobre um golpe, entre em contato diretamente com a empresa responsável.

Golpe da falsa central de atendimento

Essa é uma das práticas mais comuns, os criminosos se passam por funcionários dos bancos ou das operadoras de cartão de crédito. Assim eles entram em contato com a vítima e solicitam informações importantes.

Com essas informações é possível acessar contas, fazer transferências e até mesmo compras no seu cartão. Nesse caso para se proteger você precisa lembrar que os bancos não solicitam senhas pelo telefone.

Golpe do falso pedido online

As compras online escondem diversas armadilhas, entre elas os falsos sites que oferecem promoções “imperdíveis”, armando um armadilha para o consumidor. Os portais clonam a imagem virtuais de lojas reais, assim muitas vezes o consumidor não percebe que se trata de um golpe.

Depois de fazer o pagamento, geralmente via PIX, você fica sem o produto e o dinheiro. Nesses casos recuperar o valor gasto acaba sendo difícil, justamente por isso eles não aceitam o pagamento via cartão.

Antes de fazer a sua compra verifique se o site é real, confira o endereço e demais mecanismos de segurança. Além disso, desconfie de promoções vantajosas demais.

De acordo com Yasmin Sousa, especialista do FDR, a clonagem de cartões está mais sofisticada, fique atento para não ser vítima.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.