SãO PAULO (SP) — O anúncio do Novo CNU 2025 trouxe alegria para milhões de brasileiros que deverão concorrer as novas oportunidades no funcionalismo público. O certame, que irá oferecer mais de 3 mil vagas, chega a sua segunda edição neste ano.

Com o lançamento do edital, muitos brasileiros já se preparam para as provas. No entanto, o que poucos sabem é que é possível usar a inteligência artificial para auxiliar no processo de preparação para um concurso público.
Cada vez mais popular, a inteligência artificial tem uma série de funcionalidades. Entre elas, ajudar o estudante a absorver melhor ou organizar os conteúdos. Para tal, é preciso usar a IA de forma correta.
Saiba como a IA pode te ajudar na preparação para um concurso público:
- De acordo com o Jornal O Globo, o auxílio pode acontecer de diversas formas;
- Isso porque a IA é capaz de personalizar plano de estudos, planejar rotina e otimizar o tempo dos estudantes, por exemplo;
- Para tal, é essencial que o estudante forneça comandos específicos para a ferramenta;
- Atualmente, os modelos de IA respondem melhor aos comandos com direcionamentos claros e diretos;
- Para otimizar o uso é essencial que o candidato leia o edital do concurso para o qual deseja se preparar;
- O documento irá trazer importantes informações como os assuntos que serão abordados na prova, por exemplo;
- Esses detalhes devem ser repassados para a IA no momento da definição do plano de estudos;
- Além disso, será necessário fornecer informações sobre a rotina de estudos para que ela seja personalizada.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, apesar de oferecer uma importante vantagem para o concurseiro, é essencial que a ferramenta seja usada com cautela.
Isso porque, em alguns casos, a IA pode “alucinar”. O termo é usado para definir quando a inteligência artificial inventa respostas sem embasamento, o que pode prejudicar significativamente no preparo para um certame público.