O governo federal anunciou que INSS antecipará 13º salário em 2025, após um decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento, assegura que aposentados, pensionistas e segurados da Previdência recebam o abono ainda no primeiro semestre, em todo o país.
Essa medida, no entanto, deve impulsionar a economia, especialmente em cidades menores com alta dependência da renda dos aposentados.
De todo modo, os pagamentos ocorrem em duas parcelas. A primeira começa em 24 de abril e termina em 8 de maio. A segunda está programada entre 26 de maio e 6 de junho.
Vale mencionar também que os depósitos priorizam aqueles que recebem até um salário mínimo, permitindo que comecem a receber antes dos demais beneficiários.

Como a medida mexe com a economia brasileira?
A antecipação do 13º salário terá, sem dúvida, tem o potencial de trazer um respiro para a economia. Estimativas apontam para uma injeção de R$ 73,3 bilhões na economia nacional, chegando para 34,2 milhões de pessoas.
Esses recursos são cruciais, principalmente em municípios menores. Nestes locais, a renda dos aposentados movimenta o comércio local e ajuda a reduzir controlar a inadimplência.
A medida, que surgiu como uma resposta à pandemia, ganhou força como estratégia do governo para garantir estabilidade econômica.
Quem Recebe o Benefício 13º salário antecipado?
Entre os beneficiados estão aposentados, pensionistas por morte e segurados que recebem auxílio por incapacidade, seja temporária ou permanente. Além disso, recebem:
- Segurados do auxílio-reclusão;
- Beneficiários do auxílio-acidente.
Por outro lado, beneficiários do BPC não têm direito ao 13º salário, uma vez que ele não gera abono natalino. O público-alvo abrange uma vasta gama de segurados da Previdência Social.
Quando ocorre o pagamento antecipado?
Os pagamentos são feitos com base no número final do cartão de benefício, ignorando o dígito verificador.
Quem recebe até um salário mínimo vê a primeira parcela chegar a partir do dia 24 de abril. Aqueles que recebem acima deste valor começam a receber de 2 de maio em diante.
De todo modo, você pode conferir o cronograma completo na imagem que destacamos acima neste artigo. Sabendo que o INSS antecipará 13º salário, você consegue se programar para utilizar o benefício de maneira mais eficiente.