Na última quarta-feira (30/04), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um novo comunicado sobre o creme dental “Clean Mint” da Colgate. O produto voltou a ser interditado pela Anvisa após a Colgate retirar o recurso que pedia a suspensão da interdição.

Imagem: Reprodução
Segundo a CNN Brasil, a proibição da venda do produto foi causada após um número de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto. A medida foi anunciada em março deste ano.
Os usuários que utilizaram o creme dental afetaram alguns efeitos adversos. Entre eles: lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação e ardência, inflamação da gengiva e edema labial.
Entenda o problema da pasta dental interditada pela Anvisa
Muitos usuários apresentaram reações alérgicas após o uso do creme dental. Os sintomas comuns: aftas, dores na língua, lábios e gengiva, ardência na boca, além de feridas e machucados na cavidade bucal. Alguns consumidores relataram dificuldade de falar ou comer.
Os sintomas afetaram significativamente a qualidade de vida dos usuários. Houve casos que resultaram em custos médicos.
O objetivo da interdição da Anvisa é evitar a exposição da população a produtos irregulares ou suspeitos. Veja as medidas que podem ser tomadas:
-
Apreensão do produto;
-
Recolhimento dos lotes afetados;
-
Suspensão da comercialização e uso.
Está proibido o armazenamento, a distribuição, a fabricação, a importação, a manipulação e a propaganda do produto.
O que diz a Colgate?
“A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento.”
Daniele Gomes comenta sobre a decisão da Anvisa, confira.