SALESóPOLIS, SP — Termina nesta sexta-feira (2) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no ENEM 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio). Aquelea que atendem aos critérios podem fazer o pedido até as 23h59 (horário de Brasília), pela Página do Participante.

(Foto: Inteligência Artificial/FDR)
Começou no dia 14 de abril o prazo para que os jovens e adultos solicitem a isenção da taxa de inscrição no ENEM. Termina nesta sexta-feira (2) essa primeira fase.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai avaliar os pedidos e divulgar quem conseguiu a isenção no dia 12 de maio. A taxa é de R$ 85,00, valor que muitas vezes pesa no bolso do candidato.
Além do valor para participar da prova ainda é preciso se programar com os custos do transporte para chegar na escola que foi designado, na alimentação e todas as demais despesas.
Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição no ENEM?
Não precisam arcar com o valor da taxa de inscrição do Enem aqueles que vivem em condição de baixa renda. Porém, há necessidade de comprovar que de fato não possuí recursos para bancar o valor.
O Ministério da Educação e o INEP liberam o benefício para quem:
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os trainee, ou seja, pessoas que ainda não estão concluindo o Ensino Médio, masparticiparão da prova apenas para treino não conseguirão a isenção.
Como pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2025?
Os pedidos de isenção no Enem podem ser feitos até o fim da noite de hoje (2). Para isso, o candidato deve acessar a Página do Participante.
- Acesse a Página do Participante e faça login pelo Gov.br;
- Em seguida, selecione “Pedir isenção da taxa”;
- Preencha seus dados pessoais e informe o seu NIS (Número de Identificação Social);
- Conclua o pedido.
Se o resultado de isenção for positivo, ainda assim o candidato precisa fazer a sua inscrição na prova para garantir a participação.