SãO PAULO (SP) — Confirmado recentemente pelo Governo Federal, o CNU 2025 irá disponibilizar mais de 3 mil vagas no funcionalismo público. Com salários de até R$ 22.921,71, o concurso irá liberar oportunidades em diversas áreas.

O concurso deverá ser realizado em formato parecido com o último concurso unificado, que permitiu a participação de candidatos de todo o país. De acordo com o Governo Federal, as oportunidades estarão distribuídas entre 35 órgãos federais.
“O CPNU é uma política pública de sucesso, inovadora, que reforça a certeza do nosso governo de que a garantia de bons serviços públicos à população está ancorada nas pessoas que fazem o nosso Estado funcionar no SUS, nas escolas, na segurança pública, no licenciamento e na proteção ambiental, na assistência social, enfim, em todas as áreas”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck, em comunicado oficial.
Saiba como vai ser o CNU 2025:
- A nova edição contará com 3.352 vagas; Desse total, 2.844 serão para nível superior e outras 508 para nível intermediário;
- Além disso, serão 2.180 vagas imediatas e 1.172 vagas para cadastro de reserva;
- Os cargos serão divididos em 9 blocos temáticos;
- Os candidatos poderão se inscrever para diferentes cargos levando em consideração a ordem de preferência;
- No entanto, existirá uma importante mudança na aplicação da prova;
- Na nova edição do CNU os candidatos terão dois dias de aplicação de provas;
- O primeiro dia, que acontecerá no dia 5 de outubro, data de aplicação das provas objetiva;
- Já no segundo dia, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o segundo dia de prova será destinado exclusivamente para os candidatos habilitados na 1ª fase.
Já o resultado oficial do concurso está previsto para ser divulgado no mês de fevereiro de 2026.