SãO PAULO (SP) — Descobrir que caiu em um golpe ou fraude pode ser um momento de tristeza para muitos. No entanto, quando a questão toca no bolso o prejuízo é ainda maior.

Nos últimos anos, o avanço das fraudes digitais tem gerado cada vez mais prejuízo para os brasileiros. Isso porque, com o aumento da digitalização, os criminosos também parecem se especializar para cometer os crimes.
Por isso, é essencial que os cidadãos estejam atentos as fraudes que costumam ser mais praticadas no Brasil.
Ao conhecer a estratégia utilizada pelos fraudadores aumenta a probabilidade de que o cidadão possa se prevenir do golpe que está sendo aplicado, reduzindo as chances de que ele acabe perdendo dinheiro com a fraude.
Apenas durante o ano de 2024, segundo o portal de notícias G1, mais de R$ 10 bilhões foram perdidos em golpes online.
De acordo com o levantamento, uma em cada quatro pessoas com mais de 16 anos já foi vítima de algum tipo de fraude.
Conheça os golpes mais aplicados no Brasil:
- Uma das fraudes mais comuns é a que o bandido se passa por um amigo e familiar para pedir dinheiro;
- Geralmente, o contato se identifica como um conhecido e solicita o envio de recursos pelo PIX;
- Para tal, é comum que sejam utilizadas fotos do parente, como forma de aumentar o poder de convencimento;
- Nesse caso, a recomendação é de que o cidadão desconfie e faça perguntas que apenas o outro poderia saber a resposta;
- Em caso de dúvida, ele deverá evitar o envio do dinheiro;
- Outro golpe mais comum é o do falso boleto;
- Nesse caso, os criminosos costumam enviar mensagens por email informando sobre a necessidade de algum pagamento;
- Para chamar a atenção eles informam que o boleto deve ser quitado imediatamente;
- Assustado com a mensagem, que costuma listar alguma consequência caso o valor não seja pago, muitos cidadãos acabam concluindo a transferência.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é essencial que o cidadão sempre desconfie e busque informações em órgãos oficiais.
Além disso, ele deve sempre evitar realizar transferências sem antes checar detalhamente o pedido que está sendo realizado.