SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pela Anvisa pegou de surpresa diversos brasileiros. Após liberar a venda de um creme dental da Colgate, a agência voltou a impedir a comercialização do creme dental “Clean Mint”, da Colgate.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ação foi realizada depois que a Colgate decidiu suspender o recurso que liberava a venda do creme dental.
A proibição foi realizada no Brasil durante o final do mês de março. A medida foi tomada pela Anvisa depois que a agência constatou um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”.
Nos relatos dos pacientes constavam reações desde alergias até sintomas como aftas, ardência na boca e dor tanto na língua, quanto no lábio e na gengiva.
Em alguns consumidores, o uso do creme dental levou inclusive a presença de dificuldade para escovar os dentes. Em outros casos, alguns custos médicos foram associados ao uso do creme dental.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para impedir novos casos, a Anvisa decidiu voltar a proibir a venda do creme dental da Colgate.
Saiba como funciona a suspensão do creme dental da Colgate:
- Segundo o portal de notícias CNN Brasil, a medida tomada pela Anvisa irá levar as seguintes situações:
- Apreensão, recolhimento, suspensão e proibição de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso do creme dental da Colgate;
- Além disso, a empresa também deverá ajudar os consumidores a identificarem os produtos que foram interditados, evitando o uso do creme dental.
O que diz a Colgate sobre o caso:
A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade.
A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência.
A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias.
Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento.