Recebeu PIX por engano? Descubra o que pode acontecer se você não devolver

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Já recebeu PIX por engano? Esses valores não podem ficar em posse de quem os recebeu por engano. Em um caso recente uma mulher chegou a ser levada para a delegacia após se recusar a devolver a quantia que não era sua. Descubra o que pode acontecer com você caso isso aconteça.

Recebeu PIX por engano? Descubra o que pode acontecer se você não devolver
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Na última segunda-feira, 28, uma mulher foi conduzida à delegacia após se recusar a devolver um valor que recebeu via PIX por engano.  A situação, que ocorreu na cidade baiana de Santo Estevão, serve de alerta para todo o país: Você pode ter muita dor de cabeça se não fizer a devolução.

Por outro lado, antes de devolver a quantia é sempre bom confirmar se não se trata de um golpe.

Recebeu pix por engano, quais as consequências?

  • Nesse caso em questão o valor foi enviado via PIX por um representante comercial que fez um Boletim de Ocorrência (BO) após não conseguir receber o valor de volta voluntariamente.
  • Depois do registro a 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, com apoio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Santo Estêvão, encontrou a mulher que recebeu o valor.
  • Na delegacia o caso foi registrado como apropriação indébita, crime previsto no artigo 168 do Código Penal, segundo o G1.
  • O caso ainda deve ser enviado ao Poder Judiciário, que definirá a pena.
  • Enquanto isso não ocorre o valor de R$ 1.800 foi recuperado.

Como devolver PIX recebido por engano?

  • Situações como essa são usadas para golpes em todo o país, o que gera preocupação entre os brasileiros.
  • Porém, é possível devolver as quantias usando a opção “Devolver valor”, “Estornar” ou algo similar. 
  • Nesse caso o sistema devolve apenas o valor que realmente foi recebido, o que evita que você recebeu por engano.

Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre um golpe silencioso que tem roubado PIX.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.