SãO PAULO (SP) — Disponível para milhares de brasileiros, o benefício da isenção da taxa de inscrição do Enem terá as inscrições encerradas nesta sexta-feira (2).

Dessa forma, os estudantes que pretendem realizar o Enem neste ano deverão ficar atentos para não perder o prazo do pedido.
O benefício está disponível para grupos específicos e permite que os estudantes não tenham que arcar com o pagamento da taxa que, em 2025, terá o valor de R$ 85.
Para tal, é necessário realizar a solicitação por meio da Página do Participante. O login deve ser feito usando a conta do Gov.BR.
Saiba como pedir a isenção na taxa do Enem em 2025:
- De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, o benefício está disponível para os seguintes grupos:
- Estudantes matriculados no 3ª ano do ensino médio em escola pública;
- Pessoas que realizaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Brasileiros que são de famílias com baixa renda e estão inscritos no CadÚnico do Governo Federal;
- Alunos que fazem parte do programa Pé-de-Meia;
- Vale lembrar que, para os alunos que fazem parte do Pé-de-Meia, o Governo Federal também disponibiliza um incentivo no valor de R$ 200 pela realização do Enem 2025;
- O pagamento só é realizado para o estudante que comparecer durante os dois dias do exame nacional.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é preciso que o estudante esteja atento. Isso porque, mesmo com a isenção confirmada, será necessário se inscrever no Enem.
Para este ano a data das inscrições ainda não foi divulgada. Por isso, os estudantes devem ficar atentos aos próximos comunicados do Ministério da Educação (MEC).
Atualmente o Enem é a porta de entrada para o ensino superior. Dessa forma, o aluno inscrito pode usar o seu resultado para concorrer a diversas vagas que serão abertas em 2026.