SãO PAULO (SP) — Conseguir a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma meta de milhões de trabalhadores brasileiros. No entanto, o que pouca gente sabe é que a existência de um erro no CNIS pode gerar complicações na hora de pedir o benefício.

Isso porque o cadastro é responsável por armazenar importantes informações trabalhistas, o que inclui dados sobre o período de contribuição e o valor médio do salário do trabalhador, por exemplo.
Como as informações são levadas em consideração no momento da solicitação da aposentadoria, um erro pode gerar desgaste no processo de pedido do benefício para o INSS.
Por isso, é essencial que o trabalhador permaneça atento as informações existentes no seu CNIS.
Caso encontre alguma falha, é possível solicitar a correção dos dados. O processo pode ser feito online, o que permite maior praticidade para o cidadão.
Saiba como corrigir informações do CNIS:
- A correção pode ser solicitada por meio do site do Meu INSS;
- A plataforma está disponível para todos os trabalhadores brasileiros e deve ser acessada usando o CPF e a senha da conta Gov.BR;
- Vale lembrar que, caso ainda não possua o cadastro na plataforma o cidadão poderá realizar a criação na hora;
- Em seguida, ao entrar no site do Meu INSS será preciso buscar pela opção de “Agendamentos/Requerimentos”;
- Depois, o cidadão deverá ir até “Novo Requerimento” e clicar no botão de “Correção de Cadastro”;
- Nesse momento ele poderá checar as informações existentes e preencher um formulário com as que deseja corrigir;
- É importante que as informações possam ser comprovadas por meio de documentos como a carteira de trabalho ou comprovantes de pagamento de contribuição para o INSS, por exemplo.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, após a solicitação o pedido será analisado pelo INSS. Dessa forma, o trabalhador terá que aguardar alguns dias até que os dados sejam atualizados.