SALESóPOLIS, SP — A Controladoria Geral da União (CGU) investigou os descontos feitos nos salários de aposentados e pensionistas, e concluiu que mais de 700 mil beneficiários pediram pelo cancelamento destes descontos no primeiro semestre do ano passado.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Em uma operação que contou com a CGU e a Polícia Federal, seis servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram afastados no dia 23 de abril. O motivo é que eles já sabiam dos descontos indevidos no salário dos segurados, mas não fizeram nada.
Segundo a CGU, de 2019 a 2024 foram desviados R$ 6,3 bilhões da folha de pagamentos do INSS. Só no primeiro semestre do ano passado 742.389 beneficiários registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo.
Em 709 mil desses casos, 95,6% do total, os aposentados informaram que “não haviam autorizado previamente o desconto feito pelas associações direto da folha”.
Foi exatamente isso que levantou ainda mais suspeitas, já que o INSS sabia que as pessoas estavam tendo desconto sem autorização no seu salário, mas ainda assim não tomaram nenhuma providência efetiva.
Como consultar se sofreu desvio de salário do INSS?
O INSS recomenda que os aposentados e pensionistas consultem se estão entre as vítimas do desvio de dinheiro.
O processo é online, usando o site ou aplicativo do Meu INSS, e a informação fica disponível no extrato de pagamentos. Este documento pode ser compartilhado via PDF, e até mesmo impresso se for uma opção do cidadão.
- Acesse, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo);
- Clique em “Consultar Benefício”;
- Em seguida, selecione “Extrato de Pagamento”;
- Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também);
- Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

Coloque fim nos descontos indevidos
INSS vai devolver o dinheiro dos aposentados
Foram suspensas todas as ACTs (Acordos de Associação Técnica) com associações e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Por conta disso, todos os descontos feitos por essas empresas não acontecerão mais a partir de maio.
O INSS também prometeu que na folha de pagamento de maio vai compensar os segurados que tiveram desconto em abril.
A quantia vai ser repassada junto com o pagamento do mês, quando também será paga a segunda parcela do 13º salário.