Mais de 740 mil aposentados são atingidos por descontos indevidos e nem sabem

SALESóPOLIS, SP — A Controladoria Geral da União (CGU) investigou os descontos feitos nos salários de aposentados e pensionistas, e concluiu que mais de 700 mil beneficiários pediram pelo cancelamento destes descontos no primeiro semestre do ano passado. 

descontos inss
Mais de 740 mil aposentados são atingidos por descontos indevidos e nem sabem
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em uma operação que contou com a CGU e a Polícia Federal, seis servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram afastados no dia 23 de abril. O motivo é que eles já sabiam dos descontos indevidos no salário dos segurados, mas não fizeram nada. 

Segundo a CGU, de 2019 a 2024 foram desviados R$ 6,3 bilhões da folha de pagamentos do INSS. Só no primeiro semestre do ano passado 742.389 beneficiários registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo.

Em 709 mil desses casos, 95,6% do total, os aposentados informaram que “não haviam autorizado previamente o desconto feito pelas associações direto da folha”.

Foi exatamente isso que levantou ainda mais suspeitas, já que o INSS sabia que as pessoas estavam tendo desconto sem autorização no seu salário, mas ainda assim não tomaram nenhuma providência efetiva. 

Como consultar se sofreu desvio de salário do INSS?

O INSS recomenda que os aposentados e pensionistas consultem se estão entre as vítimas do desvio de dinheiro. 

O processo é online, usando o site ou aplicativo do Meu INSS, e a informação fica disponível no extrato de pagamentos. Este documento pode ser compartilhado via PDF, e até mesmo impresso se for uma opção do cidadão. 

  • Acesse, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo);
  • Clique em “Consultar Benefício”;
  • Em seguida, selecione “Extrato de Pagamento”;
  • Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também);
  • Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

INSS vai devolver o dinheiro dos aposentados

Foram suspensas todas as ACTs (Acordos de Associação Técnica) com associações e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Por conta disso, todos os descontos feitos por essas empresas não acontecerão mais a partir de maio. 

O INSS também prometeu que na folha de pagamento de maio vai compensar os segurados que tiveram desconto em abril.

A quantia vai ser repassada junto com o pagamento do mês, quando também será paga a segunda parcela do 13º salário.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com