Atenção! Governo divulga lista de benefícios para idosos acima de 60 anos; confira

ARAGUARI, MG — No Brasil, a legislação garante uma série de benefícios para idosos acima de 60 anos, com o objetivo de assegurar uma vida digna e ativa. Esses direitos são fundamentais para a inclusão social e o bem-estar dessa população. Um dos principais é a gratuidade no transporte coletivo urbano, que facilita a mobilidade e incentiva a participação em atividades sociais e culturais.

Atenção! Governo divulga lista de benefícios para idosos acima de 60 anos; confira. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O Estatuto do Idoso, estabelecido pela Lei nº 10.741/2003, garante uma série de benefícios para idosos acima de 60 anos. A legislação visa promover a qualidade de vida e a dignidade para essa faixa etária. Além da gratuidade no transporte, os benefícios incluem descontos em eventos culturais e atendimento preferencial em diversos serviços, ampliando a acessibilidade e o bem-estar dessa população.

A Carteira do Idoso é um documento fundamental para garantir os benefícios para idosos acima de 60 anos no Brasil. Com ela, os idosos têm acesso facilitado ao transporte interestadual gratuito ou com descontos. Além disso, a carteirinha serve como um comprovante oficial, assegurando que os direitos dos idosos sejam exercidos de maneira prática e segura, também facilitando o acesso a serviços sociais.

A Carteira do Idoso é um dos principais instrumentos para garantir os benefícios para idosos acima de 60 anos. Ela não só facilita o acesso ao transporte, mas também assegura outros direitos garantidos por lei. Com esse documento, os idosos podem acessar os benefícios previstos de maneira prática, garantindo que seus direitos sejam respeitados e aplicados com eficácia.

Quais são os benefícios para idosos acima de 60 anos?

Esses benefícios são fundamentais para promover a inclusão social dos idosos, contribuindo para a redução do isolamento social, especialmente após a aposentadoria.

Critérios para solicitar o benefício para idosos acima de 60 anos

Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).

Como solicitar o benefício para idosos acima de 60 anos?

Solicitação online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;

  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;

  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Solicitação presencial

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;

  2. CPF;

  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Quais informações constam na Carteira do Idoso 2025?

 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile