Vítima de golpe online? Governo Federal emite comunicado sobre o pagamento de indenização!

SãO PAULO (SP) — Sofrer com golpes online pode trazer uma série de prejuízos para o cidadão, que geralmente sofre perdas financeiras. Recentemente, o Governo Federal emitiu um comunicado importante para os brasileiros que já foram vítimas de algum tipo de golpe online.

Vítima de golpe online? Governo Federal emite comunicado sobre o pagamento de indenização! (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O alerta diz respeito ao pagamento de indenizações para as vítimas desse tipo de crime. Isso porque, recentemente, um vídeo começou a circular na internet falando sobre a liberação de indenização de R$ 4.000 aos brasileiros que foram vítimas de golpes online.

De acordo com o conteúdo, o pagamento seria realizado pelo Governo Federal. No entanto, trata-se de uma fake news.

Atualmente, a atuação do governo é para evitar ou coibir a aplicação de golpes online. Para tal, é preciso que o cidadão que foi vítima do golpe realize uma denúncia por meio da plataforma FalaBR. O serviço está disponível 24 horas todos os dias da semana. 

Saiba como garantir de indenização em caso de golpe online:

  • Caso seja vítima desse crime, é preciso dar entrada em uma ação na justiça;
  • Para tal, ele deverá buscar a assistência de um advogado;
  • Vale lembrar que essa solicitação pode ser feita de forma gratuita por meio da Defensoria Pública;
  • Nesse caso, será preciso que o cidadão busque atendimento no órgão da sua cidade ou estado;
  • Além disso, a recomendação é de que as autoridades policiais sejam procuradas presencialmente para que seja realizado o registro de ocorrência;
  • Com a ocorrência registrada, será possível realizar também a investigação criminal para encontrar os culpados e penalizá-los pela fraude aplicada.

Como quem aplica golpe online pode ser condenado? 

De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, a uma pena para quem aplica esse tipo de crime varia entre quatro e oito anos de reclusão.

Além disso, o criminoso também pode ter que arcar com o pagamento de uma multa.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a legislação também prevê que a pena possa ser aumentada em um terço caso tenha sido cometida contra idoso ou vulnerável.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.