Mudança: feriado desta quinta-feira (1) altera funcionamento dos bancos

SALESóPOLIS, SP — Os brasileiros que estão se programando para viajar neste feriado de 1º de maio precisam estar atentos ao funcionamento dos bancos. Sem um planejamento antecipado, e com o banco fora do ar, essas pessoas podem ficar sem dinheiro para cumprir seus planos. 

feriado
Mudança: feriado desta quinta-feira (1) altera funcionamento dos bancos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na quinta-feira (1) acontece o feriado nacional do Dia do Trabalhador. Nesta data nenhuma entidade pública fica aberta para funcionamento, e as empresas privadas também têm reservado o direito de manter as suas portas fechadas. 

A medida também vale para os bancos. Seguindo a ordem que vem da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), todas as agências estarão fechadas, sem atendimento ao público. Só fica disponível o atendimento no caixa eletrônico que funciona até às 22h.

Funcionamento dos bancos na semana Santa 

O funcionamento dos bancos será interrompido pelo Dia do Trabalhador, neste ano o dia 1º de maio caí em uma quinta-feira. 

Os bancos também pausam seu atendimento em feriados municipais e estaduais. Porém, os sistemas de pagamento, vencimento de boletos e outros, mantém seu funcionamento por não haver uma ordem nacional. 

Embora muitas prefeituras, empresas e organizações tenham emendado com o dia 2 de maio, sexta-feira, por lei esta data não é considerada como feriado nacional. Por isso, vale como dia útil. 

O cronograma desta semana foi organizado da seguinte forma:

  • Segunda a quarta-feira (28 a 30 de abril): funcionamento normal dos bancos e serviços bancários;
  • Quinta-feira (1 de maio): bancos fechados e serviços interrompidos. 
  • Sexta-feira (2 de maio): funcionamento normal. 

O que continua funcionado nos bancos durante o feriado?

Durante o feriado nacional uma série de serviços bancários ficam interrompidos. Enquanto isso, outras mantém seu funcionamento pleno a fim de não desestabilizar os sistemas financeiros. 

Não funcionam

  • Atendimentos nas agências (gerência, pagamento nos guichês, contratação de serviços);
  • Pagamento de boletos, a compensação só volta no dia útil seguinte;
  • TED.

Continuam funcionando

  • PIX;
  • Internet banking;
  • Recarga de celular;
  • Central de atendimento dos bancos. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com