VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O MTur incentiva turismo feminino oferecendo desconto de 15% para mulheres em hotéis de todo o país. A ideia é estimular que as mulheres viagem sozinhas pelo Brasil. Descubra como você pode se beneficiar com essa novidade.

Imagem: GettyImages
Essa é a sua chance de explorar novos destinos no Brasil, o Ministério do Turismo está dando desconto de 15% para as mulheres em hotéis. A medida foi tomada após um aumento nas viagens femininas solos. A prova de que o público está aos poucos percebendo a liberdade, autonomia e o empoderamento que desfrutar da sua própria companhia podem trazer.
“Viajar sozinha foi uma experiência incrível! Para mim, foi romper barreiras – internas e externas. Comecei a cogitar a ideia quando percebi que não conseguia companhia para viajar. Me organizei e fui para o Rio de Janeiro, mesmo com algumas pessoas tentando me desencorajar. Planejei tudo com cuidado, visitei pontos turísticos sozinha, e deu tudo certo! Voltei encantada e com ainda mais vontade de descobrir outros destinos”, conta Marise Siqueira, servidora pública de 44 anos, que experimentou viajar sozinha pela primeira vez.
Desconto de 15% para mulheres em hotéis
- Histórias como a de Marise inspiraram o Ministério do Turismo a iniciar uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
- O resultado é a oferta de 15% de desconto para mulheres em hotéis.
- Porém, apenas as viajantes solo terão direito a esse benefício.
- De acordo com o MTur, a iniciativa está disponível até março de 2026.
- O benefício vale para as acomodações “single”, estando disponível até nos domingos e feriados.
- A tarifa especial é concedida nas centrais de atendimento dos hotéis, basta fazer uma declaração no momento da reserva.
“Essas ações vão impulsionar a atividade turística e criar mais oportunidades para as mulheres que atuam na área, além de incentivar aquelas que desejam viajar sozinhas a conhecerem o Brasil, com tarifas diferenciadas”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Financiamento do empreendedorismo feminino
Além disso, também ficaram definidas condições especiais de financiamento para as mulheres que empreendem no turismo. As Microempreendedoras e Empresárias Individuais poderão se beneficiar. Assim como as mulheres que abriam sociedade limitada unipessoal em até seis meses após o nascimento ou adoção de um filho.
Uma das vantagens é a suspensão dos pagamentos dos financiamentos por até seis meses; além da carência estendida.
Marina Costa, especialista do FDR, comenta sobre o novo exame disponível no SUS para as mulheres.