VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Gestão confirmou o CNU 2025, com 3.352 vagas em órgãos e entidades federais. A previsão é de que o edital do processo seletivo seja publicado em julho, ofertando vagas de nível médio e superior. Confira todas as informações que já foram divulgadas até o momento sobre o Concurso Nacional Unificado.

Imagem: FDR
Na última segunda-feira, 25, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou de coletiva de imprensa sobre o CNU 2025. Essa é a segunda edição do processo seletivo com um novo modelo: vagas em vários órgãos. Nesse Concurso Nacional Unificado serão 35 órgãos e entidades federais.
Apesar de o edital ainda não ter sido divulgado, algumas informações já foram divulgadas pelo MGI.
“O CPNU é uma política pública de sucesso, inovadora, que reforça a certeza do nosso governo de que a garantia de bons serviços públicos à população está ancorada nas pessoas que fazem o nosso Estado funcionar no SUS, nas escolas, na segurança pública, no licenciamento e na proteção ambiental, na assistência social, enfim, em todas as áreas”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck, durante a entrevista.
CNU 2025 é lançado
A segunda edição vai oferecer 3.352 vagas, sendo 2.844 para nível superior e 508 para nível intermediário. Porém, desse total apenas 2.180 serão imediatas, as outras 1.172 vagas serão para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados.
Mais uma vez o MGI democratiza o acesso aos cargos públicos ao oferecer centenas de vagas em diversos órgãos em uma única seleção.
O que muda no CPNU 2?
Agora os candidatos terão dois dias de prova, sendo que o primeiro já está previsto para o dia 5 e outubro. Nesse primeiro momento os candidatos farão provas objetivas apenas.
Enquanto o segundo momento será no dia 7 de dezembro, quando serão aplicadas as provas discursivas, nesse caso somente para quem foi habilitado na primeira fase. O MGI espera convocar até 9 vezes o número de vagas para o cargo, tanto em ampla concorrência quanto na reserva de vagas, por exemplo:
- Em um cargo com 100 vagas no total
- 75 vagas ampla concorrência = 9 x 75
- 20 vagas pessoas negras = 9 x 20
- 5 vagas pessoas com deficiência = 9 x 5
Além disso, o MGI também vai adotar novo mecanismo de segurança nessa edição do Enem dos Concursos, com isso de um código de barras para identificação individual do candidato em todas as páginas das provas.
“Não significa que a gente não vá fazer o exame grafológico e todas as outras medidas de segurança que já existiam na prova. Mas isso também é uma forma de aumentar a segurança e facilitar um pouco a vida dos candidatos. Essa é uma inovação”, destacou a ministra.

Imagem: FDR
Cronograma previsto do Concurso Nacional Unificado 2025
- Publicação do edital: julho de 2025
- Período de inscrições: a partir de julho de 2025
- Prova objetiva: 05 de outubro de 2025
- Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 07 de dezembro de 2025
- Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026
Você confere todas as vagas acessando a lista divulgada pelo MGI. Assim como aconteceu na seleção anterior, o novo CNU deve seguir fazendo convocações de aprovados.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta mais sobre o CPNU 2025.