ARAGUARI, MG — Os candidatos que desejam prestar o Enem 2025 ainda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. O novo prazo para fazer o pedido vai até a próxima sexta-feira, 2 de maio. A prorrogação do cronograma foi anunciada pelo Inep, responsável pela organização da prova. Antes, o encerramento estava previsto para o dia 25 de abril.
Apesar da expectativa, ainda não é possível se inscrever no Enem 2025. O Inep deverá divulgar, em breve, os editais com as regras e o cronograma oficial do exame. Mesmo quem conseguiu a isenção da taxa ou justificou ausência no exame de 2024 deve ficar atento.
A participação no Enem 2025 só será confirmada após a inscrição regular. Todos os candidatos, isentos ou não, deverão preencher o cadastro na Página do Participante, em prazo que será definido pelo órgão responsável.
Quem pode ter a isenção da taxa do ENEM?
-
Quem pode solicitar a isenção da taxa do ENEM: A gratuidade está disponível para candidatos que atendem aos critérios sociais e educacionais definidos pelo MEC e Inep, promovendo mais igualdade no acesso ao exame.
-
Critérios para isenção da taxa do ENEM: Têm direito à isenção estudantes da rede pública matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025, além de quem concluiu o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.
-
Isenção para inscritos no CadÚnico: Pessoas de famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único também estão incluídas entre os beneficiados com a gratuidade na inscrição.
-
Participantes do Pé-de-Meia também são contemplados: Quem faz parte do programa Pé-de-Meia, que oferece incentivo financeiro a estudantes, está automaticamente apto a receber a isenção da taxa de inscrição do ENEM.
Cronograma do ENEM 2025
-
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril;
-
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio;
-
Período de recursos: 12 a 16 de maio;
-
Resultado dos recursos: 22 de maio.