IPCA-15 revela surto nos preços dos alimentos em abril; entenda como isso afeta seu bolso

Atenção, consumidores brasileiros: neste mês de abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) voltou a desacelerar. No entanto, o índice segue pressionado pelos preços de alimentos e saúde, com a taxa em 12 meses ainda acima de 5%. Isso tudo enquanto o Banco Central está em um ciclo de elevação da taxa de juros. 

IPCA-15 revela surto nos preços dos alimentos em abril; entenda como isso afeta seu bolso
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o UOL, os dados divulgados mostraram ainda que, em 12 meses, o avanço acumulado do IPCA-15 chegou a 5,49%, de 5,26% em março e também em linha com a expectativa.

Por isso, o IPCA-15 permanece acima do teto da meta oficial, de 3,0%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos.

Entenda o aumento no preço dos alimentos e como isso afeta o seu bolso

O aumento nos preços dos alimentos têm um maior impacto no bolso do consumidor.  A alta foi de 1,14% em abril (acima de 1,09% em março). 

A alimentação no domicílio subiu 1,29%, pressionada por:

 

Alimentação fora do domicílio acelerou para 0,77%, com:

Confira dicas para economizar no supermercado

Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre dicas para gastar menos no supermercado, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile