INSS emite comunicado para aposentados nesta segunda (28/04)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado para informar o prazo para o saque dos benefícios para os aposentados. Caso não seja retirado durante o tempo, o órgão pode suspender os benefícios. Assim, os segurados da previdência social correm o risco de ficar sem o dinheiro. Veja o que pode acontecer se você passar do prazo. 

INSS emite comunicado para aposentados nesta segunda (28/04)
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Para oferecer uma medida de segurança e evitar o pagamento indevido, além de tentativas de fraude, o Governo Federal e o INSS criaram um prazo para que o pagamento das aposentadorias e pensionistas sejam sacados: 60 dias após a disponibilização do benefício. 

Caso a quantia não seja retirada pelo beneficiário, ela será devolvida pelo banco ao INSS. E eles só voltarão a receber o benefício quando regularizarem a situação. Segundo o Investidor, esse é um problema comum enfrentado pelos aposentados e pela previdência social. 

Como regularizar o meu pagamento do INSS após perder o prazo de saque? 

Solicitar pelo Meu INSS:

  • Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);

  • Faça o login com CPF e senha.

  • Procure o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” e siga as instruções.

Solicitar pela Central Telefônica 135:

  • Ligue para o telefone 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h.

  • A ligação é gratuita, tanto de telefones fixos quanto de celulares.

Como evitar o bloqueio do benefício do INSS?

Segundo o Investidor, para evitar o bloqueio é necessário:

  • É importante retirar o benefício dentro do prazo determinado para evitar a suspensão dos pagamentos.

  • Atualize regularmente informações como endereço e telefone de contato para garantir que o INSS consiga se comunicar com o beneficiário.

  • Consulte o Meu INSS ou entre em contato com a central de atendimento 135 para verificar se há pendências ou situações que possam levar ao bloqueio.

  • Se houver dificuldades para sacar o benefício, procure o banco pagador ou entre em contato diretamente com o INSS para resolver o problema rapidamente.

E os beneficiários já podem comemorar: segundo a especialista do FDR, Yasmin Souza, o Governo Federal já começou o pagamento antecipado do abono salarial do INSS. Veja aqui quando você recebe.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).