Casos recentes de fraude no INSS estão sendo usados por golpistas para enganar aposentados e pensionistas em todo o país. A nova armadilha circula por e-mails e mensagens, prometendo agilizar a devolução de valores cobrados indevidamente, mas na verdade, trata-se de mais uma tentativa de golpe.

novo golpe; veja como identificar. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
A fraude no INSS veio à tona após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que revelou um esquema de descontos não autorizados em benefícios. Aproveitando a confusão causada pela descoberta, criminosos agora enviam links falsos para enganar os beneficiários.
Como funciona o golpe que se aproveita da fraude no INSS?
Segundo matéria do G1, as mensagens fraudulentas falam sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas” e direcionam a vítima para links maliciosos. A estratégia dos golpistas surgiu após a divulgação de um esquema bilionário, que envolvia o desconto ilegal de valores nos benefícios de aposentados e pensionistas, supostamente para associações e sindicatos.
Entre 2019 e 2024, diversas entidades descontaram valores sem autorização dos beneficiários, oferecendo serviços como planos de saúde e descontos em academias, mas sem cumprir o prometido. Estima-se que os desvios somem cerca de R$ 6,3 bilhões.
A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a devolução dos valores para idosos.
Por que é golpe?
Após a operação, o governo federal suspendeu todos os descontos relacionados a associações e sindicatos e anunciou o ressarcimento dos valores cobrados. De acordo com a Controladoria-Geral da União, os valores descontados em abril serão devolvidos na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Além disso, o Ministério da Previdência alertou que o processo de devolução será feito de forma oficial, sem a necessidade de acessar links enviados por terceiros. A recomendação é que aposentados e pensionistas não cliquem em mensagens suspeitas.
Como verificar se houve desconto indevido?
Os beneficiários podem consultar seu extrato de pagamento no site ou aplicativo do Meu INSS. Basta fazer login, acessar a opção “Consultar Benefício” e, em seguida, clicar em “Extrato de Pagamento” para verificar se houve algum desconto não autorizado.