Fátima não consegue emprego em ‘Vale Tudo’; como você pode achar a melhor vaga no mercado?

SALESóPOLIS, SP — A personagem Maria de Fátima da novela Vale Tudo, exibida na programação da TV Globo, tem chamado atenção dos brasileiros por várias razões. Entre elas, o fato de estar um longo período sem trabalho. Para fugir do desemprego, os brasileiros da vida real têm podem seguir algumas estratégias. 

emprego
Fátima não consegue emprego em ‘Vale Tudo’; como você pode achar a melhor vaga no mercado? (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O remake de Vale Tudo está gerando muitos comentários entre os telespectadores. Tanto sobre os atores, como em torno do enredo da novela que discute o que vale a pena fazer para ter sucesso na vida.

Para trazer esse questionamento, os personagens são colocados em situações onde precisam decidir sobre honestidade ou interesse financeiro e pessoal. Um exemplo disso é a protagonista Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos. 

Na trama ela leva como bordão a frase “Eu vou vencer na vida”. Mas, decidiu que o caminho mais fácil para “vencer” é conseguir um casamento com homem rico, ao invés de encontrar um bom emprego.

Para quem pensa diferente de Fátima e gostaria de encontrar uma vaga no mercado de trabalho, o FDR separou algumas dicas. 

Como conseguir um bom emprego hoje?

Um dos principais pontos para ter sucesso na sua busca por vagas de emprego é saber onde procurar.

Não adianta entregar currículo em locais que não abrem oportunidades por meio deste tipo de contratação. Ou, procurar uma vaga em empresas que não combinam com o seu perfil de profissional. 

As dicas neste momento são:

1) Esteja qualificado 

  • Independente da vaga de emprego que deseja alcançar, estar qualificado é sempre um diferencial;
  • A qualificação nem sempre incluí um curso superior, pós graduação ou mestrado, mas pode ser compensada por: cursos temporários, experiência de vida, qualidades pessoais, e etc.;
  • Os cursos temporários podem ser encontrados inclusive por EAD, ou ainda, de forma gratuita em escolas do governo. 

2) Seja pró-ativo 

  • Demonstre interesse real pela vaga de emprego, desde a primeira fase do processo seletivo, isso não significa bajular a empresa, mas demonstrar que de fato quer ser admitido naquele lugar;
  • Esteja por dentro do funcionameto da empresa, pesquise sobre os produtos ou serviços que eles oferecem e fale sobre isso durante a entrevista. 

3) Não minta

  • Não minta nem pra você e nem para empresa. Isso significa que não adiantar fingir que gosta daquela profissão, que está feliz fazendo aquele serviço, se na verdade a sua ocupação te incomoda. Em outras palavras, não trabalhe infeliz;
  • O mesmo vale para o seu relacionamento com a empresa, não minta sobre as suas qualificações, sobre o seu histórico profissional e sobre a sua personalidade. 

4) Esteja disposto a aprender 

  • Mesmo que não tenha conseguido a vaga de emprego desejada, continue disposto a aprender e aumentar a sua bagagem para futuras oportunidades.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com