CORTE: Governo cancela Bolsa Família de milhões de pessoas; saiba como fugir do pente-fino

SALESóPOLIS, SP — O número de contemplados pelo Bolsa Família pode mudar todos os meses, este é um processo comum. Em março, por exemplo, eram 20,55 milhões de famílias recebendo, enquanto em abril o número caiu para 20,48 milhões. 

bolsa família
CORTE: Governo cancela Bolsa Família de milhões de pessoas; saiba como fugir do pente-fino (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pente-fino no Bolsa Família é uma prática comum do poder público, feita todos os meses pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). A ideia é conseguir retirar do total de contemplados aqueles que já não atendem mais aos critérios. 

Para chegar a conclusão de que o benefício precisa ser bloqueado, os sistemas públicos se cruzam para que o MDS consiga acompanhar se todos estão atendendo as exigências como o combinado. 

Assim que entra para o programa o titular já é orientado sobre esse processo. Funciona assim para que o governo consiga fiscalizar se de fato o pagamento do auxílio social está chegando a quem precisa. 

Para receber é preciso estar em dia com o Cadastro Único, com dados atualizados, e tendo renda mensal de até R$ 218 por pessoa da família. 

Como funciona o pente-fino do Bolsa Família?

Seguindo os mesmos padrões de todo pente-fino, uma nova avaliação do Bolsa Família passa pelos seguintes passos:

Somente depois de todas as etapas, e caso o titular do programa não consiga comprovar que tem direito ao salário, então o seu pagamento é de fato cancelado sem chances de reaver a quantia. 

O que pode cortar o Bolsa Família?

Todos os meses é feito o cruzamento de dados entre o Cadastro Único e as outras bases do governo. Caso sejam encontradas divergências em informações, ou descumprimento das regras de condicionalidades, o Bolsa Família será cessado

A primeira atitude do governo é bloquear o auxílio como uma forma de alerta, somente nos casos em que o titular não consegue comprovar que atende as regras de acesso ao programa é que a família perde o benefício definitivamente. 

São condicionalidades do programa, ou seja, condições para se manter ativo, os seguintes critérios:

Pela Regra de Proteção, mesmo que a renda da família fique acima de R$ 218 por pessoa no mês eles podem ser mantidos no programa por dois anos. Para isso, o seu benefício é cortado em 50%. 

Como consultar o pagamento do Bolsa Família?

Para verificar se foi mantido o seu cadastro no pagamento do Bolsa Família de outubro, basta que o titular use os canais remotos do governo:

Como voltar a receber o Bolsa Família bloqueado?

Para voltar a receber o Bolsa Família bloqueado o grupo precisa corrigir o erro que levou a essa punição em um prazo de 45 a 90 dias.

Por exemplo, se o problema for com a caderneta de vacinação, é preciso comparecer ao posto de saúde e atualizar os dados. Em seguida:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile