Mudança no Cadastro Único podem afetar pagamentos e te deixar sem benefício; entenda

SALESóPOLIS, SP — Foram anunciadas mudanças para o Cadastro Único, o sistema usado como referência para os benefícios sociais do poder público. Até maio a implementação de uma nova tecnologia deve influenciar na liberação dos pagamentos. 

cras
Mudança no Cadastro Único podem afetar pagamentos e te deixar sem benefício; entenda
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Um novo sistema do Cadastro Único, administrado pela Dataprev, está sendo implementado desde 14 de abril. A expectativa é de que até 29 de maio essa tecnologia seja definitivamente inserida no portal. 

É o Cadastro Único que reúne todas as informações necessárias para a entrada, manutenção e saída dos programas sociais, entre eles o Bolsa Família que soma 20 milhões de famílias beneficiadas por mês. 

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou a suspensão nas operações do Sistema de Benefícios do Cadastro Único (Sibec).

O que vai mudar no sistema do Cadastro Único?

Esta não é a primeira vez que o sistema do Cadastro Único precisa ser reformulado. Ainda neste ano foi implementado um outro modelo, implementado com outras bases de dados públicos para tornar as revisões mais efetivas. 

Agora, com a nova transformação do Sibes, as mudanças incluem:

Pagamento do Bolsa Família de maio será afetado?

O Ministério do Desenvolvimento Social não vai suspender os pagamentos do Bolsa Família no mês de maio. O calendário precisa se manter intacto, assim como aconteceu da última vez que houve a reforma do Cadastro Único. 

Os valores começam a ser repassados no dia 19 do próximo mês e chegam a todos até o dia 30 de maio. 

Número final do NIS Data de pagamento
1 19 de maio
2 20 de maio
3 21 de maio
4 22 de maio
5 23 de maio
6 26 de maio
7 27 de maio
8 28 de maio
9 29 de maio
0 30 de maio
YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile