SALESóPOLIS, SP — Na quarta-feira (23) a CGU (Controladoria Geral da União) divulgou um relatório que identificou irregularidades no pagamento de milhares de pessoas, todas seguradas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Segundo o CGU, foram entrevistados 1.273 beneficiários, dos quais 97,6% informaram não ter autorizado desconto em seu salário. Além disso, 1.221 (95,9%) afirmaram não participar de associação, demonstrando que os descontos estariam ocorrendo de maneira indevida.
A investigação, que também contou com ajuda da Polícia Federal, foi chamada de Operação Sem Desconto e resultou no afastamento do presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, e de outros seis servidores.
Como consultar se sofreu desvio de salário do INSS?
O próprio INSS recomenda que os aposentados e pensionistas consigam consultar se estão entre as vítimas do desvio de dinheiro.
O processo é online, usando o site ou aplicativo do Meu INSS, e a informação fica disponível no extrato de pagamentos. Este documento pode ser compartilhado via PDF, e até mesmo impresso se for uma opção do cidadão.
- Acesse, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo);
- Clique em “Consultar Benefício”;
- Em seguida, selecione “Extrato de Pagamento”;
- Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também);
- Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
O que fazer se tiver desconto indevido no salário do INSS?
Ao descobrir que seu salário tem sofrido um desconto de forma indevida, o segurado precisa tomar duas atitudes: solicitar a exclusão daquele desconto, e entrar em contanto com a entidade pedindo por ressarcimento.
Pedido de exclusão dos descontos
- Acesse o Meu INSS com login e senha;
- Na página inicial selecione Novo pedido;
- No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade;
- Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício;
- Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário;
- Após atualizar os dados, selecione Avançar;
- Leia as instruções e escolha Avançar;
- Informe os dados solicitados e clique em Avançar;
- Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar;
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar;
- Confira os dados informados no requerimento;
- Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
Pedido de ressarcimento
- Ao consultar os descontos do seu pagamento, o telefone (0800) da entidade fica disponível do lado do nome da empresa no extrato de pagamentos;
- Entre em contato com a empresa por esse número e peça a devolução do valor.

Coloque fim nos descontos indevidos