Descontos indevidos no INSS? Descubra agora se você foi vítima de fraude e como recuperar seu dinheiro

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Investigação apontou que os descontos indevidos no INSS resultaram em um desvio de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Centenas de pessoas devem ter sido vítimas ao longo desses anos. Talvez você seja uma delas e não saiba, descubra agora.

Descontos indevidos no INSS? Descubra agora se você foi vítima de fraude e como
recuperar seu dinheiro
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União realizaram uma operação que descobriu fraudes nas aposentadorias e pensões. Os descontos indevidos no INSS podem ter desviado R$ 6,3 bilhões. Após a divulgação das informações o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto, foi demitido.

Os desvios aconteceram entre 2019 e 2024, Stefanutto assumiu o cargo de chefia no Instituto Nacional do Seguro Social em 2023, nomeado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Inicialmente o então presidente do INSS foi apenas afastado do cargo, porém, a pedido do Presidente Lula, acabou sendo demitido. Portanto, um novo presidente deve ser apontado para o INSS nos próximos dias.

Fraude no INSS

Há algum tempo diversos aposentados pensionistas denunciam descontos indevidos em seus benefícios. O esquema criminoso funcionava com assinaturas falsas de beneficiários.

De acordo com o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, foi justamente o aumento dos descontos que fez a CGU iniciar a investigação que realmente apontou irregularidades.

“Várias dessas pessoas, a grande maioria delas, não tinham autorizados esses descontos. Esses descontos eram, em sua grande maioria fraudados em função de falsificação de assinaturas, em função de uma série de artifícios utilizados para simular essa manifestação de vontade que não era uma manifestação de vontade real dessas pessoas”, explicou o ministro.

A intenção dos fraudadores era simular a autorização de descontos, assim as associações poderiam acessar os benefícios. Durante a investigação ficou comprovado que as entidades analisadas não tinham estrutura para realizarem o serviço que supostamente ofereciam, acrescentou o ministro.

Inclusive, 72% dessas entidades não tinham entregado ao INSS a documentação de autorização dos descontos, mas ainda assim alguma instituição/alguém estava retirando os valores das contas dos segurados.

Os segurados devem autorizar qualquer desconto feito em seu benefício. Além disso, a entidade deve ter um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao todo 11 entidades associativas foram investigadas.

Como saber se houve desconto indevido no INSS?

O segurado deve acessar o aplicativo ou site do Meu INSS com o login e senha do Gov.br e clicar na opção “Extrato de benefício”. Após isso é só conferir todos os descontos que aplicaram ao benefício, ao lado de cada você encontra informações sobre a entidade responsável.

Como bloquear desconto indevido no meu INSS?

  • Acesse o Meu INSS com login e senha da conta Gov.
  • Selecionar “Novo pedido”.
  • No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
  • Escolher a opção “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”.
  • Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário e depois clieque em “Avançar.
  • Leia as instruções e escolha Avançar.
  • Insira os dados solicitados e clique em Avançar.
  • Anexe os documentos, se necessário e clique em Avançar.
  • Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
  • Confira os dados informados no requerimento e clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta mais detalhes sobre a fraude no INSS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.