SALESóPOLIS, SP — Está sem atualizar o Cadastro Único desde 2023? Então você pode ter problemas em manter o acesso ao Bolsa Família este ano. O motivo é que é obrigatória a tualização a cada dois anos, este é um dos requisitos para manter o pagamento ativo.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Todos os meses o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) bloqueia o pagamento do Bolsa Família de quem está irregular. São pessoas que não atendem mais aos critérios de renda, ou descumpriram as condicionalidades.
Para chegar a essa conclusão, os sistemas públicos se cruzam para que o MDS consiga acompanhar se todos estão atendendo as exigências como o combinado.
O que pode bloquear o Bolsa Família?
Existem alguns comportamentos do titular do Bolsa Família e da sua família que podem acarretar no bloqueio do benefício. Por isso a orientação é estar sempre de olho nas exigências e condicionalidades do programa, e claro, buscar cumprir cada uma delas.
Para continuar recebendo o seu auxílio todos os meses é obrigatório ter:
- Renda mensal de no máximo R$ 218 por pessoa, não entram na soma da renda os benefícios sociais recebidos pelo poder público (exceção do BPC – Benefício de Prestação Continuada);
- Frequência escolar de pelo menos 75% ao ano para crianças e adolescentes em idade escolar;
- Acompanhamento nutricional nos postos de saúde uma vez a cada seis meses para crianças até 6 anos, e mulheres em idade fértil de 14 a 44 anos;
- Acompanhamento da saúde gestacional, com pré-natal, para as gestantes;
- Atualização da caderneta de vacinação de todos os membros da família.
Como voltar a receber o Bolsa Família bloqueado?
Para voltar a receber o Bolsa Família bloqueado o grupo precisa corrigir o erro que levou a essa punição em um prazo de 45 a 90 dias.
Por exemplo, se o problema for com a caderneta de vacinação, é preciso comparecer ao posto de saúde e atualizar os dados. Em seguida:
- Depois de voltar a atender as condições de uso do Bolsa Família, o passo seguinte é comparecer até o CRAS;
- Leve o comprovante de que cumpriu com a condicionalidade (ex.: caderneta de vacinação, histórico escolar, caderneta de pré-natal) e um documento com foto;
- Atualize os dados do Cadastro Único.
- Aguarde a avaliação do governo junto ao desbloqueio.