PF investiga descontos indevidos do INSS; aprenda a identificá-los

ARAGUARI, MG — A Polícia Federal (PF) iniciou, na última quarta-feira, 23, a operação Sem Desconto para investigar esquemas relacionados a descontos indevidos do INSS em benefícios previdenciários. A ação mira irregularidades que atingem diretamente aposentados e pensionistas.

PF investiga descontos indevidos do INSS; aprenda a identificá-los. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Segundo as autoridades, os descontos indevidos do INSS estariam ligados a cobranças fraudulentas feitas sem o consentimento dos beneficiários. O golpe pode ter impactado milhões de pessoas ao longo dos últimos anos. O rombo estimado é alarmante, cerca de R$ 6,3 bilhões teriam sido desviados entre 2019 e 2024

As investigações ainda estão em curso, e novos desdobramentos não estão descartados. A Polícia Federal executou uma grande operação para desarticular o esquema que afetou aposentados e pensionistas. No total, a operação focada nos descontos indevidos do INSS cumpriu centenas de ordens judiciais em um esforço coordenado para conter as fraudes

O foco principal está no sequestro de bens ligados ao grupo investigado. Foram executados 211 mandados de busca e apreensão, além de seis prisões temporárias. As ações ocorreram em 13 estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e também no Distrito Federal.

Como descobrir se existem descontos indevidos do INSS no seu benefício

Suspeita de descontos indevidos do INSS? Saiba que é possível consultar diretamente no portal oficial do governo. Diante do aumento nos casos de descontos indevidos do INSS, o passo a passo para verificar sua situação ganhou ainda mais importância.

Como excluir descontos indevidos do INSS

Beneficiários que identificarem descontos indevidos do INSS podem solicitar a exclusão da cobrança diretamente pela internet ou telefone. A contestação dos descontos indevidos do INSS pode ser feita no site ou aplicativo “Meu INSS”, ou ainda pelo número 135.

Veja o passo a passo para excluir mensalidades não reconhecidas:

O processo é gratuito e garante mais segurança para aposentados e pensionistas. Em caso de dúvidas, a central telefônica 135 oferece atendimento gratuito em todo o país.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile