SãO PAULO (SP) — Um comunicado divulgado nesta semana pelo Governo Lula trouxe alívio para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estavam apreensivos com a fraude do INSS.

A questão, que teria gerado um prejuízo de mais de R$ 6,3 bilhões para aposentados e pensionistas de todo o país, também levou os aposentados e pensionistas a terem uma série de dúvidas.
Isso porque a fraude era realizada por meio da falsificação de autorização da cobrança de mensalidades de associações. O desconto, que pode ser realizado diretamente na folha de pagamento, só deve ser efetuado após aprovação do aposentado ou pensionista.
No entanto, com o objetivo de roubar dinheiro dos segurados do INSS, os criminosos fraudaram o processo. Dessa forma, o desconto mensal era realizado mesmo sem liberação do aposentado ou pensionistas.
O esquema foi descoberto pela Polícia Federal e levou, inclusive, a demissão do presidente do INSS. Porém, um comunicado emitido pelo Governo Lula trouxe alívio para os aposentados.
Entenda a medida tomada pelo Governo Lula com a fraude do INSS:
- Para evitar novos prejuízos aos aposentados e pensionistas, o Governo Lula determinou a suspensão de todos os descontos com o pagamento de mensalidades;
- A medida já está em vigor e deverá proteger as aposentadorias e demais pagamentos realizados pelo INSS;
- De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, a medida prevê que os recursos que iriam para entidades representativas sejam retidos.
“Dá para dizer com muita clareza que, a partir de agora, nenhum aposentado será descontado da sua folha de pagamento”, afirmou Vinícius de Carvalho, ministro da CGU.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida também garante maior praticidade para os aposentados.
Isso porque, antes da decisão, era preciso que o cidadão solicitasse o cancelamento do desconto. Agora, ele será realizado de forma automática.