Aposentados do INSS podem estar perdendo dinheiro; descubra como evitar

Milhões de aposentados do INSS podem estar sendo prejudicados financeiramente sem saber. Isso porque uma grande parcela dos beneficiários do Instituto tem sofrido com descontos indevidos relacionados a mensalidades de associações ou sindicatos, registrados diretamente no contracheque da aposentadoria ou pensão.

Aposentados do INSS podem estar perdendo
dinheiro; descubra como evitar. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A situação é ainda mais alarmante quando se considera que cerca de 1,2 milhão de aposentados do INSS já registraram queixas sobre cobranças não autorizadas em seus benefícios. Diante disso, é essencial que os segurados fiquem atentos e saibam como agir para evitar prejuízos.

Como os aposentados do INSS podem identificar os descontos?

Os segurados podem verificar se há cobranças suspeitas acessando a aba “mensalidade associativa” no Meu INSS, tanto pelo aplicativo quanto pelo site. Caso identifiquem valores descontados sem autorização, é possível realizar o bloqueio seguindo um procedimento simples e digital:

  • Faça login no Meu INSS com sua conta Gov.br;
  • No menu inicial, clique em “Novo pedido”;
  • Use a lupa para buscar “Excluir mensalidade”;
  • Selecione a opção “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”;
  • Atualize seus dados, se necessário, e siga os passos indicados;
  • Finalize o requerimento e envie, se for preciso, os documentos solicitados.

Também é possível solicitar o bloqueio diretamente no site Gov.br, tornando o processo ainda mais acessível para quem deseja evitar novos descontos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz detalhes sobre a fraude bilionária no INSS.

Como pedir reembolso de valores descontados?

Se o aposentado já sofreu algum desconto sem consentimento, ele pode solicitar o estorno dos valores. Para isso, basta entrar em contato com o número 0800 indicado ao lado do nome da entidade no extrato de pagamento. Outra opção é enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido.

O INSS fará a intermediação com a entidade responsável para verificar a documentação e, se for o caso, devolver os valores cobrados de forma indevida.