SãO PAULO (SP) — Economizar na feira pode ser um desafio para muitos brasileiros que tem que enfrentar o aumento do preço dos alimentos. No entanto, recentemente, uma pesquisa revelou um novo cenário para quem deseja economizar.

Divulgado nesta semana, o novo boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) revelou os itens presentes na feira que tiveram uma redução de preço significativa.
A pesquisa que é realizada regularmente traz aos consumidores brasileiros um panorama dos preços praticados nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.
Saiba os alimentos que ficaram mais baratos e economize na feira:
- De acordo com o levantamento, a batata e o alface se destacam como os alimentos com maior redução de preço durante o mês de março;
- No caso da batata, a queda no preço do quilo foi de 5,34%;
- Já com relação ao alface, a redução no preço foi ainda maior, com queda de 8,08%;
- Apesar da queda no preço dos alimentos, também foi registrada uma alta no valor de outros itens;
- Foi o caso dos preços do tomate, da cenoura e da cebola;
- No caso da cenoura, a alta ficou em 3,26% durante o mês de março;
- Já a cebola teve um aumento de 11,44;
- O destaque fica com o tomate, com alta de 41,29%.
“A proximidade do final da safra de verão provoca esse comportamento, com algumas áreas com escassez de tomate em ponto de colheita. A oferta em março foi 3,3% inferior à de fevereiro”, informou a Conab para a Agência Brasil.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o consumidor que deseja economizar deve sempre priorizar as frutas, legumes e verduras da estação.
Isso porque o aumento da disponibilidade dos itens tende a permitir uma redução no preço.
Além disso, outra dica é realizar a pesquisa entre diversos estabelecimentos para garantir a compra no local com melhor preço.