SãO PAULO (SP) — Disponível para diversos brasileiros, o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem permite que os estudantes interessados em realizar a prova economizem R$ 85.

No entanto, é preciso que os estudantes interessados em contar com o benefício corram para não perder o prazo de liberação da isenção da taxa do Enem 2025.
Isso porque o período de solicitação da isenção será encerrado no dia 2 de maio. A data chegou a ser ampliada pelo Ministério da Educação (MEC), que estabeleceu um novo prazo.
Saiba quem pode pedir a isenção do Enem 2025:
- De acordo com a Agência Brasil, o benefício está disponível para alguns grupos específicos;
- Entre eles, os estudantes que fazem parte do programa Pé de Meia e estão no terceiro ano do ensino médio;
- Vale lembrar que, no caso esses candidatos, também é possível contar com um benefício no valor de R$ 200 pela participação na prova;
- Além deles, também têm direito à isenção estudantes da rede pública matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025;
- O benefício também está disponível para os alunos que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada;
- Os inscritos no CadÚnico também podem contar com o benefício;
- De acordo com o MEC, a mudança de data também é válida para as justificativas de ausência na prova do último ano;
- Vale lembrar que o procedimento é necessário para os candidatos que solicitaram a ausência no último ano e tiveram o benefício liberado mas perderam a prova;
- Para esses candidatos, a justificativa deverá ser apresentada em conjunto com o novo pedido de isenção na prova do ENEM.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio.
Já o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. Por fim, o resultado final dos recursos deverá ser apresentado no dia 22 de maio.