Os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal têm se tornado uma oportunidade para aqueles brasileiros que sonham em comprar a casa própria. Esses leilões oferecem imóveis com descontos que podem chegar até 80% e um parcelamento facilitado. Veja como funciona!

Imagem: FDR
Os leilões da Caixa envolvem imóveis que foram retomados pelo banco por falta de pagamento dos antigos proprietários. Por isso, eles são oferecidos com grandes descontos para que a instituição recupere parte do valor emprestado.
Segundo as informações do Monitor do Mercado, é comum encontrar imóveis sendo leiloados por até 60% a menos do que seu valor de avaliação, e em alguns casos raros, os descontos podem chegar a 80%.
Veja como funciona os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal
O processo de leilão ocorre em duas etapas:
-
Na primeira praça, os imóveis são ofertados pelo valor de avaliação;
-
Se não houver interessados, eles seguem para a segunda praça, onde os lances mínimos podem ser baseados no saldo devedor, permitindo a compra por valores mais baixos.
No entanto, é essencial prestar atenção às informações do edital, pois dívidas de IPTU, taxas condominiais ou mesmo problemas estruturais podem ser de responsabilidade do comprador e impactar significativamente o custo final.
Outro ponto positivo é que o banco permite, em muitos casos, o financiamento de imóveis adquiridos em leilão, com até 95% do valor podendo ser financiado.
Como funcionam os leilões da Caixa Ecomômica Federal?
Os leilões acontecem em dois momentos:
- 15 minutos antes do pregão regular e 5 minutos antes do seu encerramento;
- Durante esses períodos, os investidores interessados podem efetuar o registro de suas ordens.
As ofertas têm o objetivo de definir um preço potencial de abertura e fechamento de um determinado ativo, baseado no total de propostas colocadas para ele.
Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre um leilão da Receita Federal que oferecerá produtos de até R$ 5.000 saem por menos de R$ 1.000, confira.
Quais cuidados devo tomar na hora de comprar um imóvel no leilão da Caixa Ecomômica?
Para participar, é necessário:
- Pessoas físicas maiores de 18 anos e emancipadas;
- Pessoas jurídicas representadas por legalmente responsáveis.
Cuidados antes de fazer um lance e comprar o imóvel:
- Verificar a matrícula do imóvel e o valor de mercado.
- Verificar se o imóvel está ocupado e analisar débitos e processos.
- Confirmar a idoneidade do leilão e do leiloeiro (registro na Junta Comercial).
Outras informações estão disponíveis no FDR.