VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Ainda dá tempo de pedir a isenção do ENEM 2025 e fazer a prova sem pagar nada. Porém, quem não compareceu na última edição precisa justificar a ausência para tentar participar sem pagar nada neste ano. Benefício amplia a participação de estudantes no exame, veja como pedir.

pagar nada
Imagem: FDR
Esta sexta-feira, 25/04, é o último dia para você pedir a isenção do ENEM 2025. Essa é a única forma de fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio sem pagar nada. Portanto, é bom correr para o site oficial e já garantir a sua participação.
De acordo com o INEP, responsável pela aplicação das provas, quem estava isento em 2024 e não compareceu precisa justificar a ausência.
Isenção no Enem 2025
Os interessados podem fazer os pedidos pela Página do Participante, com o login único do gov.br. De acordo com o INEP, a isenção é concedida aos estudantes que atendam aos requisitos:
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
- Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possua renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência no ENEM
O INEP não aceita qualquer justificativa de ausência, apenas as consideradas válidas pelo Instituto. Inclusive, é necessário enviar documentos que comprovem a ausência do participante; confira as possíveis justificativas e documentos:
- Assalto ou furto: Boletim de ocorrência, B.O.
- Acidente de trânsito: Boletim de ocorrência, B.O.
- Casamento ou União Estável: Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável com data entre 3 e 10 de novembro de 2024 (ou 10 e 11 de dezembro de 2024 para reaplicação).
- Morte na família: Certidão de óbito de cônjuge, companheiro, pais, avós, filhos ou irmãos.
- Maternidade ou Paternidade: Certidão de nascimento ou adoção de filho(a) ocorrida entre 3 de outubro e 10 de novembro de 2024.
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro: Documento que comprove.
- Privação de liberdade: Mandado de prisão ou documento carcerário.
- Emergência, internação ou repouso médico ou odontológico: Atestado médico ou odontológico legível ou ainda de acompanhamento de familiar.
- Trabalho ou deslocamento a trabalho: Declaração fornecida pela empresa.
De acordo com Marina Silveira, o MEC abriu inscrições para um curso preparatório para o ENEM 2025.