Recado importante para todos que usam whatsapp e não querem perder dinheiro

A tecnologia é uma grande aliada da população. No entanto, as ferramentas não estão disponíveis apenas para aqueles que possuem boas intenções. Se você utiliza o aplicativo de conversas WhatsApp e não quer perder dinheiro, fique de olho nos golpes mais comuns e como evitá-los. 

Recado importante para todos que usam whatsapp e não querem perder dinheiro
Imagem: FDR

 

Segundo o Valor Investe, o golpe do WhatsApp foi  a abordagem mais aplicada por criminosos em clientes dos bancos brasileiros no ano passado. 

Veja quais sãos os principais golpes e como não cair neles 

Golpe do WhatsApp

Falsas vendas

  1. desconfiar de preços muito baixos.

  2. verificar a reputação da loja e formas de pagamento.

Falsa central telefônica

  1. Não forneça dados por telefone.

  2. Use apenas os canais oficiais do banco.

Phishing

  1. Nunca clique em links suspeitos.

  2. Mantenha antivírus e sistemas atualizados.

Falso investimento

  1. Como funciona: sites falsos prometem retornos altos e rápidos.

  2. Como evitar:

    1. Desconfie de promessas de lucro fácil.

    2. Verifique se a empresa é autorizada pela CVM.

Troca de cartão

  1. Confira se o cartão devolvido é o seu.

  2. Nunca entregue o cartão ao atendente.

Falso boleto

  1. Verifique CPF/CNPJ do emissor.

  2. Pague apenas em canais confiáveis.

Devolução de empréstimo

  1. Fale com o banco pelos canais oficiais.

  2. Nunca devolva valores sem confirmação da instituição.

Mão fantasma

  1. Nunca instale apps enviados por mensagens.

  2. Contate o banco de outro aparelho para checar.

Falso motoboy

  1. Nenhum banco recolhe cartões.

  2. Desligue e ligue para o banco de outro telefone.

Danielle Gomes, especialista do FDR, comenta sobre o golpe da Receita Federal, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile