Não concluiu o Ensino fundamental ou médio? O ENCCEJA é a sua melhor opção e está com inscrições abertas

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — ENCCEJA 2025 está com inscrições abertas para quem deseja o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Oportunidade é gratuita e voltada aos jovens e adultos. Com o certificado em mãos você pode concorrer a vagas de emprego, participar de concursos e até fazer o ENEM 2025.

Não concluiu o Ensino fundamental ou médio? O ENCCEJA é a sua melhor opção
e está com inscrições abertas
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi criado em 2002. Agora, vinte e três anos depois o ENCCEJA 2025 abre inscrições. Participando das provas você pode conquistas o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

ENCCEJA 2025

O exame garante a certificação de quem participar das provas e tiver bom desempenho, porém, é necessário atender ao requisito de idade mínima:

  • Ensino Fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos.
  • Ensino Médio: Ter no mínimo 18 anos completos.

Portanto, qualquer pessoa que ainda não concluiu a educação básica e atender ao requisito acima poderá participar sem pagar nada.

Segundo Marina Costa Silveira, especialista do FDR, o MEC abriu inscrições para um cursinho preparatório gratuito para o Enem 2025.

Provas do Encceja

As provas são aplicadas pelo INEP e têm conteúdos que são aprendidos em cada uma das etapas da educação básica nas seguintes disciplinas:

Ensino Fundamental 

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

“As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação”, explica o INEP.

Cronograma do Encceja 2025

O prazo de inscrição já está aberto, mas antes de explicar como você pode se inscrever, o FDR apresenta o cronograma desta edição:

Ações

Datas

Justificativa de ausência no Encceja 2024

Justificativa de ausência

17/3/25 a 28/3/2025

 

Resultado

7/4/2025

 

Recurso

7/4/2025 a 11/4/2025

 

Resultado do recurso

15/4/2025

Inscrição

21/4/2025 a 2/5/2025

Pagamento do ressarcimento

21/4/2025 a 7/5/2025

Tratamento pelo nome social

21/4/2025 a 2/5/2025

Atendimento especializado

Solicitação

21/4/2025 a 2/5/2025

 

Resultado

12/5/2025

 

Recurso

12/5/2025 a 16/5/2025

 

Resultado do recurso

20/5/2025

Aplicação

Ensino fundamental e médio

3/8/2025

Fonte: INEP

Que nota preciso tirar no Encceja?

As provas do Encceja têm 30 questões, cada uma, a nota dos participantes é calculada segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma usada na correção do Enem.

Sendo assim, a média final não exatamente proporcional à quantidade de acertos, pois, as perguntas são classificadas por níveis de dificuldade. Por isso a teoria é chamada de “Anti-chute”.

Afinal, se um candidato acertar muitas questões difíceis ele também precisa acertar muitas fáceis, caso contrário é entendido que ele chutou e sua nota acaba caindo.

Sabendo disso, o participante precisa tirar 100 pontos em cada área do conhecimento, além de nota superior a 5 na redação.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.