Governo planeja conta de luz zero reais para até 60 milhões de pessoas

Uma nova medida do Governo Federal pode beneficiar 60 milhões de pessoas com descontos na conta de luz. O projeto foi apresentado na última terça-feira (15/04) e ainda pode sofrer ajustes antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional para aprovação. 

Governo planeja conta de luz zero reais para até 60 milhões de pessoas
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo a Carta Capital,  a proposta do governo Lula (PT) cria duas novas faixas de benefício: uma isenção total da tarifa de energia para famílias com menor renda e um desconto parcial para um grupo intermediário.

Para garantir os descontos,  o governo propõe o fim dos subsídios às fontes de energia solar e eólica, cujos contratos se encerram nos próximos anos. 

Lila Cunha, especialista do FDR, explica como solicitar a tarifa social de energia em 2025, confira.

Entenda como funcionará a tarifa social de energia

Quem terá direito ao desconto integral na conta de luz (até 80 kWh/mês)?

Como funcionará o desconto?

Se uma família consome 86 kWh em um determinado mês, pagará apenas pelos 6 kWh que excedem os 80 kWh.

De acordo com o G1, a tarifa social abate até 65% da conta de luz das famílias de baixa renda ou até 100% das famílias quilombolas ou indígenas. O benefício é destinado às famílias inscritas no CadÚnico com consumo de até 220 quilowatts-hora, sendo que o maior desconto (65%) é dado na faixa de consumo de 0 a 30 kWh.

No caso de indígenas ou quilombolas, há isenção na faixa de consumo de até 50 kWh.


YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile