Bomba: PSOL exige que Anatel suspenda serviço de Elon Musk no Brasil imediatamente

SALESóPOLIS, SP — Foi oficialmente protocolado pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) um pedido para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspenda a permissão para o aumento da atuação da companhia de internet Starlink, de Elon Musk. 

psol elon
Bomba: PSOL exige que Anatel suspenda serviço de Elon Musk no Brasil imediatamente
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Starlink é uma empresa de internet via satélite que pertence ao bilionário norte-americano Elon Musk. A Anatel autorizou que a rede seja ampliada em todo país, mas o PSOL solicitou formalmente que essa permissão seja revogada. 

A justificativa do partido é de que a decisão de ampliar o serviço, tomada pelo Conselho Diretor da agência, contém vícios que ferem os princípios constitucionais. E ainda, representam ameaças à soberania e à infraestrutura crítica brasileira.

Starlink vai crescer no Brasil, ou não?

De acordo com a justificativa do PSOL, foi dada autorização para que Starlink opere cerca de 7.500 novos satélites de segunda geração no Brasil, porém sem a necessidade de um novo processo de homologação. 

O que o partido defende é que deveria haver um novo pedido para que mais satélites pudessem ser colocados para funcionar, junto com um outro processo de regulação. 

Além disso, as operadoras nacionais também questionam a ausência deste novo processo regulatório para a expansão da empresa norte-americana. 

Isso porque, para essas operadoras a entrada de novos satélites com tecnologia mais avançada representa uma mudança estrutural que não deveria ser tratada como uma mera continuidade operacional.

Justificativa do PSOL para barrar a Starlink

O PSOL listou alguns motivos pelos quais a Starlink deveria passar por um novo processo regulatório antes de ter os satélites liberados para funcionamento. O que incluí:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile