VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O programa Mais Médicos está chegando ampliando os atendimentos pelo país. Portanto, tem médico chegando na sua localidade em 22 estados brasileiros. Assim o Ministério da Saúde deve reduzir o tempo de espera por atendimento nas regiões que mais necessitam de profissionais.

Imagem: FDR
Depois de concluírem o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), tem médico chegando na sua localidade. A partir desta semana 407 profissionais formados no exterior começam a atender em 180 cidades de 22 estados. Além de 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
Tem médico chegando na sua localidade com o Mais Médicos
- O Programa Mais Médicos amplia o acesso aos serviços de atenção primária.
- Os profissionais são destinados às áreas prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade.
- Essa nova leva de profissionais tem o objetivo de reduzir o tempo de espera através da utilização do prontuário eletrônico.
- Além de levar avanços significativos para a saúde indígena, informa o Ministério da Saúde.
- Os médicos passaram por treinamento para atuarem em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças prevalentes em cada região. Como a malária.
“Hoje, 12 anos após a criação do programa, é possível ver como ele contribuiu para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria do acesso à saúde, que é justamente o papel da atenção primária: atender pessoas com problemas de saúde que poderiam se agravar e demandar hospitalização. O programa evita essas hospitalizações e cuida das pessoas perto de suas famílias, junto de suas comunidades”, comentou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço.
Programa Mais Médicos tem quase 25 mil profissionais em atuação no país
A meta é alcançar 28 mil profissionais até o final de 2025, até o momento o programa já assegura o atendimento para mais de 64 milhões de pessoas. Cerca de 24,9 mil médicos estão atuando em 4,2 mil municípios, atendendo a 77% do território nacional.
Entre essas cidades 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre um surto de gripe que atinge o Brasil.